InícioSuzanoSuzano avança na criação de planos de Redução de Ruídos e de...

Suzano avança na criação de planos de Redução de Ruídos e de Áreas Livres

Projetos atingiram última fase e previsão é de que eles tenham seus resultados preliminares apresentados em setembro

A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação avançou na elaboração de propostas para o Plano de Redução de Ruídos e Ilhas de Calor e para o Sistema de Áreas Livres e Verdes, desenvolvidos em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie. A equipe de professores e alunos envolvidos com as propostas para a Redução de Ruídos e Ilhas de Calor deu início à última fase de medições e a previsão é de que entre setembro e outubro deste ano já tenha resultados preliminares apresentados.
Os projetos, como os próprios nomes apontam, têm como objetivo reduzir os efeitos do clima e da propagação de barulho, melhor utilizar as áreas livres e verdes e aprimorar o sistema de drenagem articulando estas ações com outros planos já existentes, como o Cicloviário, elaborado em 2023. São importantes estudos sobre as ações a serem tomadas pela municipalidade por conta das transformações climáticas ocorridas ao longo dos anos, sendo os primeiros existentes com este tema na região.
A proposta voltada a diminuir o calor e os ruídos busca entender os impactos do processo de urbanização sobre o clima urbano e suas consequências para a saúde humana e o bem-estar dos cidadãos, assim como a sua consequência para as mudanças climáticas a fim de sugerir ações que, mediante o cenário atual, possam auxiliar na mitigação dos impactos da urbanização em cada um dos bairros. Além do aumento efetivo da arborização, outras ações poderão ser sugeridas como, por exemplo, a utilização de materiais alternativos na pavimentação das vias.
Uma das recomendações apontadas é a necessidade de criação de corredores verdes que liguem a região sul do município à várzea do rio Tietê, permitindo que o vento oriundo dessa parte da cidade permeie a área adensada, resultando na refrigeração do local. Além disso, outras recomendações são a manutenção ou aumento da vegetação também na porção sul de Suzano, garantindo a absorção de água e umidificação do solo, e a busca pela naturalização da Área de Preservação Permanente (APP) anexa ao ribeirão Chico da Vargem, para promover uma maior umidificação do ar na área urbanizada e não vegetada, considerando também a direção dos ventos juntamente com a criação de novos espaços de natureza que possam compor uma Infraestrutura Verde (IEV) para Suzano.
Por sua vez, as propostas para o Sistema de Áreas Verdes vêm com a perspectiva de formular estratégias de ocupação de espaços de lazer. Uma das inseridas neste contexto é o trabalho intitulado “O que tem atrás desse muro?”, que tem o objetivo de requalificar três espaços da cidade localizados nas imediações das escolas municipais Professor Oscar de Almeida Redondo, na Vila Urupês; José Braz Neto, no Jardim Quaresmeira II; e Odário Ferreira da Silva, no bairro Jardim Belém.
O secretário de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis Vieira, explicou que os planos vão viabilizar o desenvolvimento da cidade em diversos aspectos. “São projetos para o futuro. Eles preparam a cidade para que ela cresça de forma organizada, garantindo a qualidade de vida dos nossos munícipes”, afirmou.

Créditos das fotos: Divulgação/Secop Suzano e Mauricio Sordilli/Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher