Ideia é que professores tenham acesso a conteúdos de abordagens variadas para ministrar aulas
Professores de ciência da rede municipal de Ribeirão Pires participaram de mais uma formação, fruto da parceria com a UFABC (Universidade Federal do ABC), de “Práticas Pedagógicas em Educação Científica nos Anos Iniciais”. Os educadores participaram de atividades ao ar livre.
Com o tema “Terra e Universo”, os professores realizaram experimentos relacionados à luz e sombra, assim como passaram a entender um pouco mais de como funciona a incidência de luz nos objetos e qual é a sua relação com formação das silhuetas. Para isso, todos os educadores tiveram que ir para área externa do curso.
“A proposta visa uma interação dialógica entre professores da rede municipal e a Universidade Federal do ABC, com foco no desenvolvimento de metodologias e práticas pedagógicas que fomentem o pensamento científico em nossas crianças dos Anos Iniciais”, disse a coordenadora do projeto e professora da UFABC, Maisa Helena Altarugio, que também participou da formação.
Ao todo, mais de 200 vagas serão reservadas aos professores de ciência que atuam na rede municipal e que poderão ter acesso a conteúdos específicos que serão usados em sala de aula ou até fora da escola, junto dos estudantes. A capacitação terá três módulos: Experimentação em Ciência – Matéria e Energia; Experimentação em Ciências – Terra e Universo e Experimentação em Ciência – Vida e Evolução. O curso também prevê cerificação dos educadores.
A formação contará atividades com diversos conteúdos que fogem ao comum das maneiras que são abordadas na sala de aula. O professor poderá ensinar o tema proposto por meio de metodologias ativas e vivências de campo, por exemplo.
Durante o ano passado, e em atuação pioneira em toda região do ABC, a Prefeitura de Ribeirão Pires participou da formação da UFABC, com 30 educadores. O foco principal também era a capacitação de profissionais que atuavam no Ensino Fundamental I.