Modelos desenvolvidos por universidade americana seriam aplicados em áreas de risco para garantir moradias seguras a munícipes impactados pelos transbordamentos de rios
Novos projetos conceituais de habitação foram apresentados à administração municipal na última sexta-feira (10/05) pela Universidade Buffalo, localizada no Estado norte-americano de Nova Iorque, visando à resiliência da cidade de Suzano no enfrentamento às fortes chuvas. Os trabalhos foram exibidos durante evento on-line promovido pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação, em que participaram a diretora de Planejamento Territorial, Eliene Coelho; a professora da instituição americana, Kristine Stephany, que coordenou o estúdio responsável pelas atividades; e os acadêmicos, que contribuíram com as propostas. Ainda participaram do evento os arquitetos da pasta.
O objetivo do estudo foi disponibilizar à prefeitura alternativas para a implementação de modelos habitacionais que garantam a segurança necessária para moradores de áreas de risco. Um dos focos do trabalho foi o bairro Jardim Monte Cristo, na região central, para o qual foram pensadas soluções de loteamentos sociais protegidos de inundações, especialmente em virtude de possíveis transbordamentos do rio Guaió. As sugestões contemplaram conjuntos habitacionais que pudessem conciliar uma arquitetura específica para esse ambiente, com oferta de serviços e de entretenimento, incluindo playground e skatepark para crianças e jovens.
Demais ideias também foram avaliadas pelo grupo de estudo, direcionada a outras localidades, com o objetivo de aprimorar o aproveitamento dos espaços e melhoria da qualidade de vida da população. No Boa Vista, por exemplo, foi proposta a criação de um parque com novas áreas de circulação para bicicletas que beneficiaria toda a população da região norte. Já no bairro Caulim, na região sul, foram pensadas novas habitações que fiquem fora das Áreas de Preservação Permanente (APPs), integradas o tecido urbano, mas que não comprometam o paisagismo local e evite os impactos causados pelas cheias do rio Taiaçupeba.
A professora Kristine cumprimentou todos os envolvidos neste trabalho e cumprimentou os técnicos da prefeitura pelo desenvolvimento desta parceria “Agradeço ao apoio dos colaboradores dos projetos, que mesclaram propostas para habitação e novas formas de utilização dos espaços públicos nas localidades do Monte Cristo, Boa Vista e Caulim. Os alunos deram contribuições importantes que poderão auxiliar a prefeitura a implementar as ações que se façam necessárias no município”, avaliou ela.
Por sua vez, Eliene Coelho ressaltou a convergência de ideias entre a administração municipal e a universidade americana, parabenizando os participantes pelos resultados apresentados. “É uma estratégia que vai ao encontro do que pensamos, que articula a construção de unidades habitacionais em meio à paisagem local, sempre priorizando a segurança das pessoas, com edificações resilientes”, disse a diretora de Planejamento Territorial.
Já o secretário municipal Elvis Vieira ressaltou a relevância deste tipo de contribuição para a elaboração de políticas e projetos para o município. “Esse estudo de caso será muito relevante para nossas ações. A troca de informações com a Universidade de Buffalo nos dará condições de proporcionar importantes intervenções na cidade, que qualificarão os espaços públicos, darão subsídios para as políticas habitacionais e tornarão o município mais resiliente frente às adversidades climáticas”, ponderou o chefe da pasta.
Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano