InícioSuzanoForam promovidas mudanças na gestão da unidade e adquiridos materiais diversos, como...

Foram promovidas mudanças na gestão da unidade e adquiridos materiais diversos, como livros, jogos educativos, dicionários e mobiliário

Referência no atendimento às crianças surdas de Suzano, a Escola Municipal Damásio Ferreira dos Santos, na Vila Sol Nascente, recebeu melhorias e equipamentos para fortalecer o trabalho realizado no local, que é um polo com 400 alunos matriculados, dos quais 16 têm deficiência auditiva ou surdez. Foram promovidas mudanças na gestão da escola, que conta com novos diretor e coordenador, além de um professor surdo e três habilitados em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Além disso, a escola recebeu 400 novos livros da Editora Foccus, por meio de um convênio com o governo do Estado. Os materiais dispõem de jogos e um guia explicando aos professores os tipos de perda auditiva, intervenções terapêuticas a serem realizadas, entre outros assuntos e recursos que podem ser utilizados com as crianças. A coleção foi pensada e desenvolvida para elas, com cores vivas e ilustrações marcantes. O objetivo é que o professor e os alunos brinquem e aprendam com os livros, mantendo a essência de Libras, que é aprendida por meio do corpo e do movimento.

A unidade também adquiriu dez kits duplos de armários, um para cada sala de aula que a escola tem, além de dicionários de Libras e corpo humano, que serão utilizados para promover a formação continuada dos professores e dos funcionários da unidade.

O secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, destacou que o material adquirido vai facilitar o trabalho dos professores que atuam na escola e promover um aprendizado mais divertido aos alunos. “São recursos importantes que dão tranquilidade para que os docentes trabalhem a Língua Brasileira de Sinais, que exige sensibilidade para ser ensinada. A escola é uma referência neste trabalho e precisava do material adquirido para os alunos”, afirmou o chefe da pasta.

Referência

A Escola Municipal Damásio Ferreira dos Santos tem 16 anos de história na cidade e há oito atua com o setor de Auxílio Educacional Especializado (AEE) para alunos neuro divergentes e com deficiência. Uma parte, exclusiva da unidade, atende apenas crianças surdas de Suzano. Trata-se do “AEE de Surdez”, que representa um trabalho de inclusão muito importante na idade escolar. Ele conta com um amplo atendimento a esta condição.

O estabelecimento de ensino abrange, em salas de aula regulares, estudantes com surdez até 11 anos e, para aqueles que ainda estão em processo da aquisição da linguagem, uma atividade diferenciada é realizada. Há também o atendimento no contraturno para as crianças surdas, com um trabalho de desenvolvimento nas diversas áreas necessárias para se diminuir as barreiras encontradas em sala de aula.

Bassini elogiou o trabalho realizado pela escola com os alunos que integram o quadro da unidade. “As bases para se trabalhar com os surdos estão presentes em um plano específico já consolidado e em constante desenvolvimento. Sabemos que a escola é viva e, portanto, não é possível alcançar a perfeição, mas a equipe da escola Damásio mostra que o objetivo é este. O polo é um grande passo na direção de uma sociedade mais inclusiva, plural e consciente das necessidades de nossas crianças”, concluiu o chefe da pasta de Educação.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher