InícioSuzanoPrefeitura projeta dobrar a extensão da rede cicloviária até o fim do ano

Prefeitura projeta dobrar a extensão da rede cicloviária até o fim do ano

Com obras nas avenidas Senador Roberto Simonsen e Jorge Bei Maluf, espaços exclusivos para ciclistas passarão de 6,15 para 12,83 quilômetros

A Prefeitura de Suzano projeta elevar em 108% a rede cicloviária da cidade até o fim deste ano. Com as obras que estão sendo executadas nas avenidas Senador Roberto Simonsen e Jorge Bei Maluf, a extensão dos espaços exclusivos para os ciclistas será dobrada, passando de 6,15 para 12,83 quilômetros. A implantação de ciclovias e ciclofaixas nessas duas vias totalizará 6,68 quilômetros, garantindo mais alternativas de deslocamento para os munícipes e reforçando as práticas sustentáveis que têm acompanhado o desenvolvimento da cidade.

Na avenida Senador Roberto Simonsen, contando o trecho já existente, entre a avenida Brasil, no Jardim Imperador, e a rua José de Almeida, no Jardim Márcia, com o prolongamento que será implementado na via, entre a rua José de Almeida a estrada Santa Mônica, no Parque Santa Rosa, será implementado 1,5 quilômetro de ciclofaixa e 1,1 quilômetro de ciclovia. Na Jorge Bei Maluf, as intervenções alcançarão 4,08 quilômetros, com a execução de um projeto que contempla uma parte do trecho com ciclofaixa e outro com ciclovia.

Atualmente, a cidade conta com 2,35 quilômetros de ciclovias, já implantados na avenida Vereador João Batista Fitipaldi, na Vila Maluf, e no prolongamento da rua Sete de setembro, que garantiu desde o ano passado uma opção de deslocamento a motoristas e ciclistas que circulam pela região central da cidade, com o acesso proporcionado entre a avenida Senador Roberto Simonsen, no Jardim Imperador, e a avenida Paulista, no Jardim Monte Cristo. Já a extensão total de ciclofaixa está concentrada, até o momento, em 3,8 quilômetros da avenida Brasil.

Claudinei Galo, da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, destacou que a expansão da oferta de ciclovias e ciclofaixas em Suzano garante mais possibilidades de deslocamento no município, com a segurança que é necessária. “Estamos contemplando os ciclistas nos novos projetos de infraestrutura viária que estão sendo executados em Suzano. O prolongamento da Sete de Setembro já foi feito dessa forma e agora teremos na Roberto Simonsen e na Jorge Bei Maluf. A maior utilização da bicicleta melhora o trânsito e garante outras alternativas para locomoção e prática esportiva”, ressaltou Galo.

Perspectivas

Em maio do ano passado, foi apresentado o Plano Cicloviário de Suzano, que propõe as diretrizes para a expansão da mobilidade ativa no município. O projeto prevê o aumento da malha cicloviária para 150 quilômetros em dez anos, permitindo a conexão das regiões norte e sul ao centro.

O objetivo do projeto é proporcionar as condições necessárias para que cada vez mais moradores utilizem a bicicleta como meio de transporte não só como lazer, mas também para se locomover. Para isso, o plano estabelece metas de adesão progressiva da população a esse modal. A ideia é garantir, dentro de cinco anos, que 5% das viagens internas no município sejam feitas pela rede cicloviária, e, em um espaço de dez anos, promover o deslocamento de 10% da população por bicicleta.

Além de conectar as duas regiões com o centro, está prevista a ligação desse modal com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), por meio da Linha 11-Coral. A partir desse ponto, um dos deslocamentos possíveis, utilizando-se a bicicleta, é a interligação com a Rota Caminho do Sal, entre Santo André, Mogi das Cruzes e Ribeirão Pires, permitindo o acesso à rodovia Caminho do Mar (SP-148) e à estrada Mogi das Cruzes, que possibilita passagem por área de montanha e vista para o mar. O projeto ainda sugere uma parceria com o Poá, para garantir a construção de um novo caminho cicloviário que possa encurtar a trajetória para os usuários de bicicleta que vivem nesta parte do município.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher