InícioPetO que fazer quando falta tempo para cuidar do pet?

O que fazer quando falta tempo para cuidar do pet?

Mudanças na rotina, novo trabalho e outras situações podem ocorrer, mas não são motivações para abandonar um bicho de estimação
O desejo de ter uma companhia em casa, achar um cachorro fofo ou estar solitário em casa, podem resultar em adoções impulsivas.
Contudo, antes de trazer um pet para casa, é necessário pensar em dois fatores importantes:
1º Esse tempo de sobra é momentâneo ou futuramente continuará com disponibilidade para cuidar de um pet a longo prazo?
2º Se mudar a rotina, poderá proporcionar qualidade de vida para esse animal?
Se tiver dúvidas para responder, é porque ainda não é o momento exato para cuidar de um bichinho. Milhares de pessoas trabalham fora e têm cachorros em casa. Ou seja, esse fator não impede alguém de ter um cão. Porém, é preciso pensar na qualidade de vida do animal.
O que a ausência dos tutores pode gerar em casa?
A medica Veterinaria Priscila Waiba explicou que os cães precisam de estímulos o tempo todo. “Sentir cheiros de outros animais, ter contatos externos. Tudo isso estimula alguns pontos do cérebro. Isso faz com que o animal sinta prazer e outros sentimentos que o levam para o mais próximo do natural”, disse.
Eles também precisam de enriquecimento ambiental, ou seja, o tutor precisa enriquecer o ambiente da casa com coisas que vão distraí-lo e prender sua atenção”. Como aplicar isso em casa? Existem milhares de formas, basta o tutor desejar fazer algo para o animal .Veja a seguir o que a veterinária indica para aplicar em casa:
•bolinhas para colocar comida dentro para o pet se entreter;
•tabletes com ondulações para pôr patês ou rações úmidas;
•furar uma garrafa pet e jogar ração dentro.
Creche canina: De acordo com Priscila, a creche é um local que ela recomenda para levar os cães. “O animal gastará toda a energia dele, chegará em casa cansado e feliz, pois foi estimulado o dia todo”, falou.
Mas e quem não tem condição de pagar a creche e nem tem tempo para passear com o cão? Contrate alguém que possa vir até a sua casa e andar com o animal, que faça ele ter algum tipo de movimento. Atividades são essenciais para todos os cães, pois evitam o desenvolvimento de possíveis doenças físicas e mentais. Segundo a veterinária, o primeiro ponto a observar é o comportamento canino:
•se lamber muito;
•se coçar excessivamente;
•comportamentos destrutivos;
•roer objetos;
•procurar comida constantemente;
•chorar.
“Além disso, uma ansiedade excessiva dentro do organismo do animal pode trazer desequilíbrios físicos, como dermatite, gastrite ou problemas intestinais”, disse.
Trago isso com um olhar mais integrativo, pois ao levar em um veterinário tradicional, pode-se constatar apenas uma diarreia. Mas não é só isso, algo desencadeou. Isso vem da falta de atenção e cuidado que os tutores têm com esses animais”, contou.
Adoção responsável
Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo on De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos on De mulher para Mulher