Crianças de 6 meses até 4 anos e pessoas dos grupos prioritários devem procurar uma unidade de saúde
A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Saúde, inicia nesta terça-feira (4) a vacinação contra a variante XBB da Covid-19. Serão imunizadas pessoas do grupo prioritário e crianças de seis meses até quadro anos, público-alvo incluído no Calendário Nacional de Imunização em janeiro deste ano. A monovalente XBB é uma versão atualizada do imunizante para a subvariante da ômicron.
Conforme o Calendário Nacional de Imunização, crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias que nunca foram vacinadas contra Covid-19 deverão receber duas doses da vacina XBB. Crianças com até 4 anos com esquema completo de 3 doses deverão receber mais uma dose da vacina. E crianças imunocomprometidas de 6 meses a 4 anos que nunca foram vacinadas deverão receber o esquema primário de três doses.
“Recomendamos que pais e responsáveis procurem uma unidade de saúde para que profissionais da rede avaliem as cadernetas de vacinação e indiquem qual esquema vacinal deve ser realizado”, destacou a diretora de Vigilância à Saúde de Ribeirão Pires, Patrícia Bezerra.
Para os grupos prioritários, a vacinação passa a ser realizada anualmente, exceto para gestantes, puérperas, pessoas imunocomprometidas e pessoas com 60 anos ou mais, que devem procurar uma unidade para receber a dose a cada seis meses.
A vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em todas as 10 unidades de saúde de Ribeirão Pires. É fundamental comparecer com a caderneta de vacinação, cartão SUS e documento de identidade.
Confira os grupos prioritários:
* Pessoas 60 anos ou mais
* Pessoas imunocomprometidas
* Gestantes e Puérperas
* Pessoas vivendo em Instituições de Longa Permanência e seus Trabalhadores
* Indígenas
* Ribeirinhos
* Quilombolas
* Trabalhadores da saúde
* Pessoas com deficiência permanente
* pessoas com comorbidades
* Pessoas privadas de liberdade
* Funcionários do sistema privação de liberdade
* adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas
* Pessoas em situação de rua