InícioMogi das cruzesDia Mundial do Meio Ambiente terá atividades no Parque Natural Municipal de...

Dia Mundial do Meio Ambiente terá atividades no Parque Natural Municipal de Mogi das Cruzes

O Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello (Chiquinho Veríssimo), foi o local escolhido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes para comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. Nesta quarta-feira, de manhã e à tarde, haverá uma visita à “Nascente Modelo” do parque e plantio de Palmito Juçara. As atividades, promovidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal, serão com alunos das unidades participantes dos Jogos Escolares da Sustentabilidade 2024.
Tanto a comemoração do Dia do Meio Ambiente quanto os Jogos Escolares integram o Junho Ambiental um mês com uma programação inteiramente dedicada à preservação, à educação ambiental e a ações práticas como visitas monitoradas. A agenda começou na segunda-feira (03/06), com uma visita de alunos da Escola Municipal Monteiro Lobado ao Parque Municipal.
O Parque Chiquinho Veríssimo tem em sua área várias nascentes que abastecem rios e córregos que desaguam no Tietê. Entre elas, a “Nascente Modelo”, que por seu destaque é um ponto de parada das trilhas pelo parque. Ela recebeu este nome devido ao Programa Município Verde Azul, instituído pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente.
A trilha da Nascente Modelo é um dos pontos mais visitados e desperta grande curiosidade dos frequentadores. A visita é simbólica e mostra a relevância dos cursos d’água para a sobrevivência de mananciais, ampliando o entendimento sobre a importância da Serra do Itapeti e do Parque Municipal como provedores da água que abastece Mogi das Cruzes e outas cidades cortadas pelo Tietê.
O Parque Natural Municipal foi criado no dia 26 de novembro de 1970 e tinha por finalidade atender a população local, proporcionando recreação e divertimento, devido às suas características iniciais, que o caracterizavam como parque urbano.
Conhecido popularmente como Parque Municipal, foi aberto à visitação em 1971 e por muitos anos consolidou-se como uma importante opção de lazer para cidadãos de Mogi das Cruzes e região.
De 1971 a 1986, o número de visitantes excedeu a capacidade da infraestrutura existente, resultando em depredações de árvores, contaminação de cursos d’água e acúmulo de lixo. Com isso, passou a receber apenas visitas monitoradas.
Em 1994, foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como parte integrante da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo.
Em 20 de dezembro de 2008, por meio da Lei Municipal nº 6.220, o espaço recebeu a denominação de Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello – Chiquinho Veríssimo. Possui área de 352,3 hectares e altitudes que variam de 800 a 1.150 metros.
Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher