O Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello (Chiquinho Veríssimo), foi o local escolhido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes para comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. Nesta quarta-feira, de manhã e à tarde, haverá uma visita à “Nascente Modelo” do parque e plantio de Palmito Juçara. As atividades, promovidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal, serão com alunos das unidades participantes dos Jogos Escolares da Sustentabilidade 2024.
Tanto a comemoração do Dia do Meio Ambiente quanto os Jogos Escolares integram o Junho Ambiental um mês com uma programação inteiramente dedicada à preservação, à educação ambiental e a ações práticas como visitas monitoradas. A agenda começou na segunda-feira (03/06), com uma visita de alunos da Escola Municipal Monteiro Lobado ao Parque Municipal.
O Parque Chiquinho Veríssimo tem em sua área várias nascentes que abastecem rios e córregos que desaguam no Tietê. Entre elas, a “Nascente Modelo”, que por seu destaque é um ponto de parada das trilhas pelo parque. Ela recebeu este nome devido ao Programa Município Verde Azul, instituído pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente.
A trilha da Nascente Modelo é um dos pontos mais visitados e desperta grande curiosidade dos frequentadores. A visita é simbólica e mostra a relevância dos cursos d’água para a sobrevivência de mananciais, ampliando o entendimento sobre a importância da Serra do Itapeti e do Parque Municipal como provedores da água que abastece Mogi das Cruzes e outas cidades cortadas pelo Tietê.
O Parque Natural Municipal foi criado no dia 26 de novembro de 1970 e tinha por finalidade atender a população local, proporcionando recreação e divertimento, devido às suas características iniciais, que o caracterizavam como parque urbano.
Conhecido popularmente como Parque Municipal, foi aberto à visitação em 1971 e por muitos anos consolidou-se como uma importante opção de lazer para cidadãos de Mogi das Cruzes e região.
De 1971 a 1986, o número de visitantes excedeu a capacidade da infraestrutura existente, resultando em depredações de árvores, contaminação de cursos d’água e acúmulo de lixo. Com isso, passou a receber apenas visitas monitoradas.
Em 1994, foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como parte integrante da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo.
Em 20 de dezembro de 2008, por meio da Lei Municipal nº 6.220, o espaço recebeu a denominação de Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello – Chiquinho Veríssimo. Possui área de 352,3 hectares e altitudes que variam de 800 a 1.150 metros.