InícioSuzanoSuzano define 11 objetivos para o desenvolvimento urbano na ‘6ª Conferência das...

Suzano define 11 objetivos para o desenvolvimento urbano na ‘6ª Conferência das Cidades’

Evento realizado no Colégio Unisuz reuniu mais de cem pessoas, que debateram políticas que possam tornar o município ainda mais inclusivo, democrático e sustentável

A Prefeitura de Suzano realizou neste sábado (08/06) a “6ª Conferência das Cidades”, reunindo 103 pessoas no Colégio Unisuz, na região central do município. O evento teve objetivo de debater políticas que possam tornar a cidade ainda mais inclusiva, democrática e sustentável, definindo 11 objetivos para o desenvolvimento urbano.

O prefeito Rodrigo Ashiuchi marcou presença na atividade, que também contou com a participação do subsecretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação, José Police Neto; dos secretários municipais de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis Vieira, e de Assistência e Desenvolvimento Social Geraldo Garippo; do vereador Pedro Ishi; e do diretor de Habitação da administração municipal, Miguel Reis. As autoridades foram recebidas pelo mantenedor da unidade educacional que sediou o encontro, Nazih Franciss.

A programação ainda contou com palestras da coordenadora da União Nacional por Moradia Popular, Maria das Graças de Jesus Xavier; e da coordenadora executiva do Plano de Ação Climática do município de São Paulo, Laura Ceneviva. Esse ciclo de debates relacionados à Política Urbana se atentou ao desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana, asseguradas pela Constituição Federal e regulamentada pelo Estatuto da Cidade e Plano Diretor local, de modo a garantir os direitos à população.

Dentre as metas traçadas pela conferência de Suzano, incluem-se o enfrentamento sistemático das necessidades habitacionais da população mais vulnerável, com provisão de novas moradias; a execução de projetos integrados de urbanização de favelas, em especial nas periferias urbanas; a melhoria urbana nas áreas públicas degradadas; a adoção de medidas preventivas para a Gestão Integrada de Riscos e Desastres; e a gestão proativa dos Sistemas de Áreas Verdes e Áreas Protegidas.

Outros temas de interesse estão relacionados à oferta e gestão eficiente dos serviços de saneamento ambiental; à articulação e operação integrada dos sistemas viários; à segurança pública promovida de forma humanizada; à otimização do uso da terra urbana; à aplicação de Zona Especial de Interesse Social (Zeis); e às políticas de gênero e infância, para que mulheres e crianças tenham igualdade de oportunidades na cidade, promovendo o acesso equitativo a serviços básicos.

Próximas etapas

Foi definido que Suzano enviará 25 delegados para a “7ª Conferência Estadual das Cidades”, que acontecerá nos dias 5 e 6 de julho, no Memorial da América Latina, zona oeste da capital paulista. A lista final com os nomes ainda está sendo fechada, mas os escolhidos representarão os movimentos populares, as entidades sindicais, os conselhos profissionais, os empresários relacionados ao setor, o Poder Público e as Organizações Não Governamentais (ONG) com atuação na área de desenvolvimento urbano.

As etapas de discussão se encerram na “6ª Conferência Nacional das Cidades”, a ser realizada em novembro, com base no tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, que receberá contribuições das propostas aprovadas nas conferências de cada Estado, após a discussão em torno das propostas aprovadas em cada conferência municipal.

O secretário frisou que a gama de assuntos tratados revela a importância desse debate para o desenvolvimento de Suzano. “Colocamos em pauta os principais aspectos relacionados à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Os objetivos que serão levados nas etapas seguintes têm relação com políticas sociais, ambientais e urbanas, que qualificarão nossa cidade para os avanços que pretendemos”, declarou Vieira.

Por sua vez, o prefeito destacou que Suzano já se prepara para os 100 anos, discutindo com a sociedade as bases para a evolução da cidade. “A Conferência das Cidades se integra ao conjunto de eventos que temos realizado para pensar e planejar a cidade que queremos para os próximos 25 anos. Já organizamos o ‘Suzano do Amanhã + 5’ no ano passado, onde trouxemos especialistas internacionais, e agora estamos tendo a oportunidade de dialogar com representações da sociedade civil. É uma atividade que olha com a atenção necessária para nossa realidade, propondo objetivos que tornem nosso município cada vez melhor para todos”, ressaltou o chefe do Poder Executivo municipal.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo on De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos on De mulher para Mulher