InícioSuzanoAssistência Social, Comdicas e Associação Reduca promovem passeata contra o trabalho infantil

Assistência Social, Comdicas e Associação Reduca promovem passeata contra o trabalho infantil

Ação ocorreu na região central de Suzano com distribuição de panfletos e cataventos à população e contou com a participação de cerca de cem crianças

A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Suzano (Comdicas) e da Associação Reduca com o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), realizou nesta quarta-feira (12/06) uma caminhada para conscientizar a população sobre o combate à exploração do trabalho infantil. A iniciativa, promovida em parceria com entidades do município, contou com cerca de cem crianças e mais 50 adultos que carregavam faixas e cartazes reforçando a importância de denunciar este crime.

A mobilização teve como objetivo mostrar as consequências negativas do trabalho infantil e reforçar os direitos desse público garantidos pela Lei 8.069/90, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que proíbe o desenvolvimento de qualquer atividade laboral por menores de 16 anos, a não ser na condição de aprendiz a partir dos 14. A passeata, realizada em alusão ao Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil – celebrado sempre em 12 de junho -, começou por volta das 9 horas em frente ao Paço Municipal Prefeito Firmino José da Costa, na região central, ao som da bateira da Associação Reduca, composta por crianças e adolescentes.

Acompanhados das equipes da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, o grupo desceu a rua Baruel em direção à rua General Francisco Glicério distribuindo folhetos e cataventos aos pedestres e motoristas. A ação foi concluída na Praça João Pessoa, um dos pontos mais movimentados da cidade.

A caminhada contou ainda com as participações do Instituto Amar Holiness, da Fundação MGI, do Instituto Gusmão dos Santos e do Instituto Thadeu José de Moraes. O diretor da secretaria, Carlos Araújo, explicou que a iniciativa serve como um alerta para muitas pessoas que ainda presenciam essa situação e não denunciam. “Precisamos bater nesta tecla e o dia 12 de junho é emblemático no combate à exploração do trabalho infantil. Infelizmente muitas crianças ainda praticam essa atividade, o que é inadmissível e, por conta disso, realizamos essa ação de conscientização para que casos como esses sejam sempre denunciados”, afirmou.

Para o secretário Geraldo Garippo, a mobilização é fundamental para garantir os direitos desse público. “A exploração do trabalho infantil desencadeia uma série de prejuízos para o desenvolvimento da criança, resultando na evasão escolar e afetando diretamente o futuro dela. Esperamos que as pessoas que foram alcançadas com essa mobilização se sensibilizem e sejam multiplicadoras desta informação”, finalizou o chefe da pasta.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo on De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos on De mulher para Mulher