A Guarda Civil Municipal (GCM) realizou no primeiro quadrimestre deste ano 3.167 rondas escolas na Operação Escola Segura. Em comparação com o mesmo período do ano passado, a GCM registrou um aumento de 324,5% (746 rondas).
De acordo com o secretário de Segurança Cidadã, Afrânio Evaristo da Silva, além da visita nas unidades escolares, houve constante patrulhamento nas imediações das escolas e conversas com diretores, professores e agentes escolares. Esses dados foram apresentados ontem (18), durante audiência pública realizada pela Comissão Permanente de Segurança Pública, no Legislativo.
A atividade foi comandada pelo vereador Rogerio Castilho (PSB). Os vereadores Artur Takayama (PL); Pedro Ishi (PL); Antonio Rafael Morgado (PSD), o professor Toninho Morgado; Lazario Nazaré Pedro (Republicanos), o Lázaro de Jesus; e Givaldo Freitas dos Santos (PL), o Baiano da Saúde, participaram da audiência e, além de parabenizar toda a equipe da secretaria, também aproveitaram o encontro para esclarecer algumas dúvidas e apresentar sugestões para a segurança da cidade.
Um dos pontos solicitados pelos vereadores Takayama e Ishi foi a ampliação do programa Grupo Unido na Ação de Resistência as Drogas (Guard). Essa atividade, segundo informações da administração municipal, tem como objetivo instruir e garantir que as crianças evitem as drogas e adotem a cultura de paz.
Além de abordar as ações da GCM, Silva apresentou um balanço do trabalho da Defesa Civil. Nos primeiros quatro meses deste ano, 149 vistorias foram realizadas nas 45 áreas de risco da cidade. O vídeo completo dessa audiência está disponível no canal TV Câmara Suzano no YouTube (www.youtube.com/TVCâmaraDeSuzano) e na página da Casa de Leis no Facebook (www.facebook.com/camarasuzano).