O Laboratório de Inovação em Governo Aberto (LIGA), da Secretaria de Transparência e Dados Abertos de Mogi das Cruzes, recebeu dois convites recentemente que ressaltam a importância da iniciativa mogiana no cenário de inovação governamental.
Neste mês o LIGA foi convidado a moderar, junto com o GentiLAb, o laboratório de inovação de Campinas, uma roda de conversas sobre inovação, governo público e ecossistema de startups no ‘Campinas Innovation Week’.
Este evento foi uma oportunidade para apresentar o LIGA e sua importância no desenvolvimento dos serviços públicos e na promoção da participação cidadã. Durante a roda de conversas, foram discutidos os projetos e resultados já alcançados pelo LIGA, servindo como referência para outros municípios.
Já em maio, o LIGA foi convidado a integrar o grupo de laboratórios que está estruturando a Rede Estadual de Laboratórios de Inovação. Essa rede tem o objetivo de compartilhar experiências, resultados e conhecimentos entre os laboratórios de inovação do estado, promovendo uma troca rica e colaborativa de práticas inovadoras.
“Podemos considerar que esses convites são um reconhecimento do trabalho inovador que a Prefeitura de Mogi das Cruzes tem realizado. Participar da Rede Estadual de Laboratórios de Inovação e moderar um painel no Campinas Innovation Week são marcos importantes que nos motivam a continuar desenvolvendo soluções que beneficiem a sociedade e melhorem os serviços públicos”, disse o secretário municipal de Transparência e dados Abertos, Marcos Torres.
Resultados
O LIGA tem se dedicado a promover a cocriação e a inteligência coletiva na busca por novas soluções que atendam às necessidades da população. Com uma abordagem centrada na colaboração entre servidores públicos, sociedade civil e os setores acadêmico e privado, o laboratório vem se destacando como um espaço de experimentação e desenvolvimento de projetos que visam aumentar a transparência, eficiência e qualidade dos serviços públicos – clique aqui para saber mais: liga.sp.gov.br.
Os resultados já obtidos e os projetos em andamento demonstram o compromisso do LIGA com a inovação e a melhoria contínua. Para se ter uma ideia, em menos de dois anos, mais de 1.400 pessoas foram impactadas pelas iniciativas do Laboratório, com mais de 3.740 horas dedicadas à inovação. O LIGA já possibilitou a revisão de dois projetos de leis, além do teste de dois portais, avaliados inteiramente por cidadão. Também foi promovida, em parceria com o Alto Tietê Valley, uma maratona de programação, o HackMogi, que resultou em dez propostas para a Saúde na primeira infância. Atualmente, o LIGA vem desenvolvendo quatro soluções inovadores para necessidades públicas nas áreas da Educação, Saúde, Cultura e Planejamento Estratégico.
“A participação ativa em redes e eventos de inovação fortalece ainda mais o papel do LIGA como um agente transformador na administração pública, inspirando outras cidades e instituições a seguirem o mesmo caminho. Com essas novas conquistas, o LIGA reafirma seu protagonismo na inovação pública, levando o nome de Mogi das Cruzes a um patamar de excelência e referência no cenário estadual e nacional”, concluiu Torres.Prefeitura de Mogi das Cruzes inicia trabalho de resgate de animais de médio e grande porte