Dos 645 municípios do Estado de São Paulo, Ferraz de Vasconcelos está entre as 50 cidades que mais geraram empregos com carteira assinada no mês de abril. A lista está disponível nos sites da Agência Investe São Paulo (www.invest.sp.gov.br) e na Fundação Seade (www.seade.gov.br).
São três fatores principais atribuídos ao município que passou a ocupar a seleta lista das cidades com mais postos criados, segundo avaliou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, Thiago Severo. Um dos trabalhos realizados é o relacionamento com o Serviço Brasileiro de Apoio às Empresas (Sebrae) que tem sido parceiro no atendimento, desenvolvimento e incentivo aos microempreendedores individuais e no relacionamento com as indústrias e empresários por meio das consultorias gratuitas, capacitações e programas.
Além disso, Ferraz é referência também na desburocratização do licenciamento para empresas de médio risco. Hoje, uma empresa pode levar apenas três horas para se estabelecer vencendo a burocracia da legalidade e funcionamento da instalação de empreendimentos deste porte.
Outro ponto são os microempreendedores, por exemplo, que podem entrar como pessoas físicas na Prefeitura de Ferraz e saírem como pessoas jurídicas, em questão de 30 minutos, graças ao trabalho desenvolvido pela pasta. Além disso, a cidade aderiu ao Facilita SP conseguindo que mais de 600 CNAES (Classificação Nacional das Atividades Econômicas) fossem dispensados de apresentar o alvará de funcionamento, simplificando o processo e incentivando novos negócios no município.
Mas, a grande cereja do bolo para que a cidade conquistasse esta colocação foram as realizações dos mutirões de empregos, feirões e processos seletivos que desde o ano passado são um sucesso no município e a cada edição reúnem de 200 a 300 vagas oferecidas e muitos trabalhadores em busca de uma colocação profissional. Este contato próximo do time do emprego da Secretaria de Desenvolvimento Econômico com as empresas tem facilitado e intermediado a contratação de mão de obra.
“Estas ações nos ajudaram a atingir este lugar nesta seleta lista e o nosso objetivo agora é melhorar cada vez mais esta classificação”, afirmou Thiago Severo. Por isso, o calendário de novas atividades e projetos continua ao longo do ano, muitos deles em parceria com o Sebrae e com as empresas, além de outras ações de fomento também com o comércio e parceiros como a Associação Comercial e Industrial de Ferraz de Vasconcelos (Acifv).
Texto: Cristina Gomes