Lívia Sperandio
Psicóloga e Ministra de Louvor
Existem ciclos nas nossas vidas, que na Psicologia é chamado de Psicologia do Desenvolvimento. Esses ciclos consistem em fases, que nós como seres humanos passamos, que vão desde a nossa concepção até a nossa morte.
Durante essas fases, é esperado que uma pessoa com desenvolvimento típico passe por todas elas, seguindo uma ordem cronológica de desenvolvimento. Portanto, na primeira infância é esperado que a criança aprenda habilidades fundamentais, como andar, falar, interagir com os seus pares.
Na segunda infância a criança aprende a ler, escrever, brincadeiras mais elaboradas e regras sociais. Na adolescência, o indivíduo começa a se descobrir, ou seja, sai do corpo de criança e começa a tomar forma com as mudanças nos hormônios.
Ultrapassa essa fase quando vira um jovem, cheio de sonhos e ambições.
Na vida adulta, é esperado que esse indivíduo firme seus passos, forme uma família e se estabilize financeiramente. E aí chega uma fase na vida desse indivíduo que ele percebe que esta curva começa a descer. Muitas pessoas quando chegam na chamada meia- idade, acontecem algumas crises psicológicas, assim como na adolescência.
O corpo começa a mudar, a elasticidade da pele já não é mais a mesma, o metabolismo começa a ficar mais lento, dificultando o processo de emagrecimento. E assim, começam novos conflitos psicológicos. A melhor forma de enfrentar essa fase sem passar por esse processo psicológico, é ter a consciência que tudo que o indivíduo faz durante sua juventude, é uma construção para a segunda fase da sua vida. Ou seja, a pessoa que se cuida, se alimentando corretamente, praticando exercícios físicos e cuidando da sua saúde mental e espiritual, chegará nesta fase sem maiores problemas.
Na contramão, as pessoas que vivem uma vida desregrada, como se o amanhã não existisse, terão sérios problemas emocionais e físicos quando chegar nessa fase do desenvolvimento. Mas, nunca é tarde demais. Se você está passando pela “crise da meia idade”, é possível reverter esses sintomas, recomeçando.
Isso quer dizer que a pessoa que nunca se cuidou durante sua juventude, pode começar a se cuidar. Se não consegue se reerguer sozinho (a), um profissional da área da psicologia pode te ajudar. “Mesmo na sua velhice, quando tiverem cabelos brancos, sou eu aquele, aquele que os susterá. Eu os fiz e eu os levarei; eu os susterei e eu os salvarei.” Isaías 46, 4