InícioSuzanoSuzano é destaque em seminário estadual sobre combate ao trabalho infantil

Suzano é destaque em seminário estadual sobre combate ao trabalho infantil

Secretário Geraldo Garippo e a coordenadora da equipe Peti na cidade, Deise Zilda da Silva, tiveram a oportunidade de compartilhar as experiências desenvolvidas para proteção de crianças e adolescentes

O trabalho de proteção às crianças e aos adolescentes desenvolvido pela Prefeitura de Suzano foi destaque no Seminário Estadual Alusivo ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, realizado nesta terça-feira (25/06) no Edificio Cidade I, no centro de São Paulo. O secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo, e a coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Deise Zilda da Silva, representaram a cidade no evento, que contou com a participação da secretária de Estado de Desenvolvimento Social, pasta que organizou a atividade, Andrezza Rosalém Vieira.

Suzano e o município de Santos tiveram a oportunidade de apresentar suas experiências, por conta da relevância da atuação destas cidades para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes, especialmente no combate ao trabalho infantil. O objetivo é o cumprimento do Plano Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente, destinado a evitar que atividades econômicas ou atividades de sobrevivência sejam realizadas por crianças ou adolescentes em idade inferior a 16 anos, exceto na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos, sejam elas remuneradas ou não, com ou sem finalidade de lucro.

Durante o evento, foram apresentadas as ações estratégicas desenvolvidas pelo Peti, incluindo atividades com crianças e adolescentes, bem como oficinas com as famílias, que são essenciais para promover o conhecimento sobre o tema. O trabalho feito em parceria com a Associação Reduca tem alcançado escolas, organizações, comércios e praças da cidade, onde são compartilhadas informações por meio de gibis, adesivos, vídeos e perguntas para reforçar a conscientização sobre a prática da mendicância e vendas de produtos por menores de idade. Nesses eventos, a organização conta com carro de som, entrega de material informativo e conversas com as pessoas que têm interesse em saber um pouco mais do assunto.

Em 12 de junho (quarta-feira), que é exatamente o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, a prefeitura, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Suzano (Comdicas) e da Associação Reduca, realizou uma caminhada para conscientizar a população sobre o combate à exploração do trabalho infantil. A iniciativa, promovida em parceria com entidades do município, como o Instituto Amar Holiness, a Fundação MGI, o Instituto Gusmão dos Santos e o Instituto Thadeu José de Moraes, contou com cerca de cem crianças e mais 50 adultos, que carregavam faixas e cartazes reforçando a importância de denunciar este crime.

Na mesma data, Suzano recebeu em Brasília o prêmio “Prefeito Amigo da Criança”, concedido pela Fundação Abrinq, sendo uma das cem cidades brasileiras contempladas entre 1,3 mil participantes, e uma das 22 que ganharam pela região Sudeste, a única do Alto Tietê. A premiação reconhece as administrações que implementaram ações e políticas cujos resultados representaram avanços na garantia dos direitos das crianças e adolescentes num período de quatro anos que, neste caso, se refere à gestão 2021-2024.

O secretário afirmou que o combate ao trabalho infantil é um trabalho prioritário no município. “Buscamos levar as informações sobre o tema nos quatro cantos da cidade, não só em espaços públicos como em espaços privados. Zelar pelos direitos das nossas crianças e adolescentes é um trabalho de todos e ficamos muito satisfeitos em participar de um evento como o seminário do Governo do Estado de São Paulo, que reconhece as nossas ações relacionadas ao assunto A sensibilização e a multiplicação dessas atividades são fundamentais para promoção de cada vez mais políticas públicas destinadas a esse público”, declarou Garippo.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher