Em ação inédita na região, subseção contou com membros notórios da advocacia paulista para uma série de palestras
A 152ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Itaquaquecetuba), por meio da Comissão de Direito Notarial e Registral, promoveu o 1º Simpósio de Advocacia Extrajudicial nos Cartórios – Alto Tietê na manhã desta terça-feira (25/06), reunindo cerca de cem pessoas em seu auditório. O evento pioneiro abordou processos que priorizam procedimentos externos ao trâmite comum do Poder Judiciário em um dia de muito aprendizado.
O simpósio teve o prestígio do presidente da subseção, Jairo Saturnino Mendes; de sua vice-presidente, Matilde Gomes; e do presidente da comissão organizadora, Felipe Perez Fernandes, além de membros notórios na área patrimonial, tais quais o Tabelião de Notas e Protestos de Itaquaquecetuba e membro da comissão seccional de Direito Notarial e Registral, Arthur Del Guércio Neto, e o Tabelião Substituto de Itaquaquecetuba, Lucas Barelli Del Guércio.
A dupla em questão conduziu a primeira das palestras do simpósio ao abordar as “Novidades do Inventário Extrajudicial”, incluindo as diversas formas de divisão de bens e explicações acerca das nuances da atuação a nível estadual e nacional. Após isso, o 4º Oficial de Registro de Imóveis de São Paulo e doutor em Direito Civil pela Universidade de São Paulo (USP), o advogado Ivan Jacopetti do Lago, trouxe as “Ferramentas de Regularização de Imóveis” para debate, sendo sucedido pela mestra e doutora em Direito Constitucional pela PUC/SP, Rachel Ximenes, responsável pelo painel “Planejamento Patrimonial”.
Por fim, já na parte da tarde, o advogado e professor Nelson Sussumu Shikicima encerrou as tratativas ao trazer uma das mais atuais discussões no meio da advocacia, que são os “Contratos de namoro e registro estável”, trazendo uma análise profunda acerca do tema junto aos convidados, concluindo assim um evento marcado pela proposição de ideias, debates e integração entre os membros da classe.
O presidente da comissão organizadora comentou sobre o evento, relembrando que este era um desejo antigo do grupo temático. “Desde o ano passado, trabalhamos muito para viabilizar este simpósio e hoje finalmente pudemos reunir estes grandes nomes aqui na nossa sede para falar destes tópicos. Agradeço o apoio do Dr. Jairo, da Dra. Matilde e da Dra. Cleópatra Lins Guedes, presidente da Comissão de Ação Social, pois eles também tornaram este momento de muito aprendizado possível”, comentou Perez.
Por sua vez, Saturnino reforçou o empenho para a realização do simpósio, destacando ainda que ocasiões pioneiras como esta vêm confirmando a subseção como uma das melhores do Estado. “A advocacia de Itaquaquecetuba vem avançando grandemente ao longo dos últimos anos, não apenas em infraestrutura, número de inscritos e atendimento, mas em práticas exitosas e reconhecimento a nível estadual. A realização deste simpósio inédito no Alto Tietê contou com a presença de grandes nomes na área, algo que comprova essa evolução. Em nome de cada advogado, agradeço a presença dos tabeliães e palestrantes, além de exaltar o Dr. Felipe e todos os envolvidos”, concluiu.
Na oportunidade, também estiveram presentes os presidentes de comissão Cleópatra Lins Guedes (Ação Social), Alline Campelo (Direito Médico) e Lucélia Pereira Cruz (Direito Empresarial), além dos oficiais de registro Marcos da Costa (Itaquaquecetuba) e Juliana Cristóvão (Descalvado).