O discurso emocionado de Goretti da Surreição, filha de Germano da Surreição, marcou a sessão solene que aconteceu ontem a noite (27) na Câmara de Suzano. A solenidade aconteceu para a entrega do Título de Cidadão Suzanense a Germano. A honraria é de autoria do vereador Edirlei Junio Reis (PL), o professor Edirlei.
Goretti, que muitas vezes parou de discursar para conter o choro, agradeceu o pai por todos os ensinamentos dados para ela e as duas irmãs. Ela explicou que todas são profissionais qualificadas por causa do esforço dos pais. “Ele sempre orientou muito a gente. Falo e repito: o meu pai não é somente um bom pai. Ele é um provedor. Ele é uma pessoa que chama para si e não foge da responsabilidade. Ele é trabalhador. Ele é responsável. Ele tem palavra, mesmo que ele perca com isso, mas ele cumpre com a palavra dele”, disse.
A esposa de Germano, Fátima Medeiros Surreição, também discursou. “Nós (família) nos orgulhamos muito de você. Vamos remar juntos. Nós nunca vamos parar de remar juntos”, falou.
Edirlei contou sobre sua história com Germano e ressaltou o empenho do homenageado em trabalhar para o desenvolvimento de Suzano. “Mas eu quero destacar também o outro lado do Germano que eu conheço: é o Germano que cuida da família, da esposa, das filhas e dos netos”, falou. “Parabéns por ser essa pessoa tão atenciosa que ao longo dos tempos tem contribuído para a nossa cidade”, frisou.
O presidente da Casa de Leis, Joaquim Rosa (PL), que comandou a sessão solene, disse que ficou surpreso ao saber que Germano ainda não tinha o Título de Cidadão Suzanense. “Tarda, mas não falha”, brincou. “É uma honra para mim estar presidindo essa sessão solene”, comentou. “Em nome da Câmara de Suzano e de toda a nossa comunidade, agradeço profundamente por tudo que você fez e continua fazendo por nossa cidade. Que seu exemplo inspire as futuras gerações a trabalhar com a mesma dedicação e amor por Suzano”, discursou.
O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL), disse que o homenageado já trabalhou com políticos de vários partidos. “Isso mostra que não é que o Germano não tem lado. É que todos queriam estar ao lado do Germano”, opinou. “Suzano hoje tem a sua história de 75 anos. Sem dúvida nenhuma nesse texto dessa história dessa caminhada de anos e anos vão ter bons parágrafos escritos por Germano da Ressurreição e toda a história que você fez e faz pela política Suzano”, argumentou.
O homenageado falou sobre sua trajetória na política suzanense. “Eu não me arrependo de tudo que eu fiz. Posso ter tido decepções, mas só erra quem tenta fazer alguma coisa”, disse. Ele também agradeceu todos os companheiros dessa jornada.
A sessão solene contou com a presença dos vereadores Artur Takayama (PL); Nelson dos Santos (PL), o Nelson do Fadul; Antonio Rafael Morgado (PSD), o professor Toninho Morgado; Pedro Ishi (PL); e Jaime Siunte (Avante). A solenidade teve participação também de diversos secretários municipais, do padre Carmine Mosca, e do fundador da página virtual Suzano Antigo, Ariovaldo Pereira Nunes.