Membros do Condemat+ discutem desafios e soluções para as emergências climáticas; secretário de Meio Ambiente representa Poá
Representantes das cidades pertencentes ao Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (CONDEMAT+) participaram da 1ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente, onde foram discutidas opções, ideias e soluções para enfrentar as emergências climáticas. O evento, que contou com palestras de especialistas, foi realizado no sábado (29) e marcou o encerramento do “Junho Verde”, mês do Meio Ambiente.
Na ocasião, Poá foi representada pelo secretário de Meio Ambiente, Thiago Cavaletti, pela chefe de Divisão, Priscila Lourenço, e pelo representante do Conselho de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), Diname de Souza Santos. As propostas apresentadas na conferência agora serão levadas para as etapas estadual e nacional da iniciativa.
Com cinco eixos temáticos: Mitigação; Adaptação e preparação para desastres; Justiça Climática; Transformação Ecológica; e Governança e Educação Ambiental, a conferência teve a participação de especialistas, técnicos e da sociedade civil, que, ao fim do evento, elegeram 44 delegados (27 representantes da sociedade civil; três do setor privado; e 14 do poder público), que representarão a região nas próximas fases.
Atuação
O secretário executivo do CONDEMAT+, Adriano Leite, destacou a importância de as cidades debaterem soluções conjuntas. “O Meio Ambiente nunca vai deixar de ser um dos pontos fortes da atuação do Consórcio, prova disso é o longo trabalho com projetos, iniciativas e ações que foram construídos nos últimos anos, incluindo o Plano de Mata Atlântica, a discussão da mitigação das mudanças climáticas e o Plano Regional de Drenagem”, pontuou.
“Somos a primeira região de São Paulo a fazer regionalmente a conferência. Entendemos que o fortalecimento do nosso território é a consolidação das questões ambientais. A Câmara Técnica tem trabalhado nos últimos anos para fortalecer as políticas públicas para alcançar os resultados esperados para a nossa região”, afirmou
o coordenador da Câmara Técnica (CT) de Gestão Ambiental do CONDEMAT+, Daniel Lima, secretário-adjunto de Meio Ambiente e Proteção Animal de Mogi das Cruzes.
As ações de mitigação e prevenção da crise climática passam, ainda, pelo Governo do Estado, que conta com programas e iniciativas que apoiam os municípios.
A conferência teve a participação de representantes, técnicos e agentes municipais das 14 cidades do CONDEMAT+ (Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Igaratá, Itaquaquecetuba, Mairiporã, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Branca, Santa Isabel e Suzano), além do apoio do Sebrae, das Fatecs de Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes e Suzano.