InícioAlto TietêRegião avança na criação do GFI da Várzea do Tietê

Região avança na criação do GFI da Várzea do Tietê

Grupo de fiscalização segue experiência bem-sucedida que já atua de forma pioneira nas APRMs

A Área de Proteção Ambiental da Várzea do Rio Tietê (APAVRT) ganhará mais um instrumento de preservação. A implantação do Grupo de Fiscalização Integrada (GFI), uma parceria entre o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (CONDEMAT+), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) e outros órgãos do Governo do Estado, foi debatida durante reunião técnica promovida nesta terça-feira (2), na Capital. O encontro desdobrou na criação de um grupo que, de imediato, atuará na estruturação de um programa de fiscalização específico para a APAVRT, numa iniciativa inovadora no território paulista.
O GFI é um instrumento já adotado de maneira pioneira nas Áreas de Proteção e Recuperação dos Mananciais (APRMs), que na região contemplam os municípios de Biritiba Mirim, Mogi das Cruzes, Salesópolis e Suzano, incluídos na APRM Alto Tietê Cabeceiras, além de Arujá, Guarulhos e Santa Isabel, que atuam como convidados do grupo. Agora, a ideia é ampliar a experiência para a APAVRT, o que beneficiará territórios dos municípios de Biritiba Mirim, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano.
“O GFI tem se mostrado muito frutífero nas APRMs, por isso, queremos expandir essa iniciativa para a APA da Várzea do Rio Tietê. A fiscalização integrada coíbe, especialmente, as ocupações irregulares, situação que está intimamente ligada à impermeabilização do solo, fator que influencia nas cheias do Tietê”, ressaltou o presidente do CONDEMAT+, Vanderlon Gomes.
“O CONDEMAT+ está sendo pioneiro em trazer essa proposta para o Estado, de avançar com o GFI das áreas de mananciais para a APA, num trabalho que visa o enfrentamento das enchentes, e adaptação e preparação da nossa região às Emergências Climáticas”, acrescentou o coordenador da Câmara Técnica (CT) de Gestão Ambiental do CONDEMAT+, Daniel Teixeira de Lima, secretário adjunto de Meio Ambiente e Proteção Animal de Mogi das Cruzes.
De maneira geral, o GFI conta com a participação dos municípios, da Polícia Militar Ambiental, da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), e no caso da APAVRT, da Fundação Florestal, gestora da área. A ideia é que cada ente desenvolva ações de acordo com sua competência, tendo no compartilhamento de informação a principal estratégia da atuação conjunta.
Para criar a GFI da APAVRT é necessário construir uma normativa legal por parte da Semil, o que deve evoluir durante reunião com a Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade, agendada para agosto.
Além desse assunto, no encontro desta terça-feira foram tratados alguns pontos do Licenciamento Municipal, estabelecido por meio de Deliberação Normativa do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) 01/2024, no início do ano. Os técnicos tiveram a oportunidade de apresentar questionamentos, e ainda por solicitação do CONDEMAT+, técnicos da Cetesb virão em breve à região para debater a possibilidade de regionalização do Licenciamento Ambiental.
A audiência teve a participação do prefeito de Biritiba Mirim, Carlos Alberto Taino Junior; do coordenador adjunto da CT de Gestão Ambiental, Douglas Batista; do coordenador do Grupo de Trabalho de Drenagem, Anderson Marchiori; da coordenadora do GFI ATC Solange Wuo; além de técnicos dos municípios de Arujá, Biritiba Mirim, Guarulhos, Igaratá, Mairiporã, Poá e Santa Isabel. Da parte do Estado, a reunião contou com a presença do Diretor Executivo da Fundação Florestal, Rodrigo Levkovicz; do Subsecretário de Meio Ambiente, Jônatas Trindade; do Coordenador de Fiscalização e Biodiversidade da Semil, Rafael Frigerio; da diretora Metropolitana e Interior da Fundação Florestal, Lucila Manzatti, e da Gestora de Unidades de Conservação, Kátia Bastos Florindo.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo on De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos on De mulher para Mulher