InícioPoáMeio Ambiente de Poá participa de reunião em SP

Meio Ambiente de Poá participa de reunião em SP

No encontro, foi discutida a criação do Grupo de Fiscalização Integrado (GFI) para a Várzea do Rio Tietê, que será mais um instrumento de preservação

O secretário de Meio Ambiente de Poá, Thiago Cavaletti, e o assessor Pedro Tomasulo participaram na terça-feira (2), junto a outros representantes do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (CONDEMAT+), de uma reunião técnica na sede da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), onde foi discutida a criação do Grupo de Fiscalização Integrado (GFI) para a Várzea do Rio Tietê e alguns pontos do Licenciamento Municipal, estabelecido por meio de Deliberação Normativa do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), no início do ano.

A implantação do Grupo de Fiscalização Integrada (GFI), uma parceria entre o CONDEMAT+, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) e outros órgãos do Governo do Estado, foi debatida durante a reunião, que culminou na criação de um grupo que, de imediato, atuará na estruturação de um programa de fiscalização específico para a Área de Proteção Ambiental da Várzea do Rio Tietê (APAVRT), numa iniciativa inovadora no território paulista.


A implantação do GFI da Várzea do Rio Tietê segue a ação bem-sucedida que já é desenvolvida de maneira pioneira pelo grupo nas Áreas de Proteção e Recuperação dos Mananciais (APRMs). “A iniciativa colabora para a preservação dos territórios, evitando, inclusive, as ocupações irregulares, que interferem na impermeabilização do solo, fator que, no caso do Tietê, afeta suas cheias”, disse Thiago Cavaletti.

O encontro, liderado pelo presidente do CONDEMAT+, Vanderlon Gomes, prefeito de Salesópolis, teve a participação da Câmara Técnica de Gestão Ambiental e do Grupo de Trabalho de Drenagem, além de técnicos dos municípios consorciados. Da parte do Estado, a reunião contou com a presença do diretor executivo da Fundação Florestal, Rodrigo Levkovicz; e do subsecretário de Meio Ambiente, Jônatas Trindade.

O GFI

O GFI é um instrumento já adotado de maneira pioneira nas APRMs, que, na região, contemplam os municípios de Biritiba Mirim, Mogi das Cruzes, Salesópolis e Suzano, incluídos na APRM Alto Tietê Cabeceiras, além de Arujá, Guarulhos e Santa Isabel, que atuam como convidados do grupo. Agora, a ideia é ampliar a experiência para a APAVRT, o que beneficiará territórios dos municípios de Biritiba Mirim, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano.

De maneira geral, o GFI conta com a participação dos municípios, da Polícia Militar Ambiental, da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), e no caso da APAVRT, da Fundação Florestal, gestora da área. A ideia é que cada ente desenvolva ações de acordo com sua competência, tendo no compartilhamento de informação a principal estratégia da atuação conjunta.

Para criar a GFI da APAVRT, é necessário construir uma normativa legal por parte da Semil, o que deve evoluir durante reunião com a Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade, agendada para agosto.

Licenciamento


Além desse assunto, no encontro, foram tratados alguns pontos do Licenciamento Municipal, estabelecido por meio de Deliberação Normativa do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) 01/2024, no início do ano.

Os técnicos tiveram a oportunidade de apresentar questionamentos e ainda, por solicitação do CONDEMAT+, técnicos da Cetesb virão em breve à região para debater a possibilidade de regionalização do Licenciamento Ambiental.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher