InícioEntretenimentoVoz dos Oceanos traz a fascinante imensidão do mar para dentro do...

Voz dos Oceanos traz a fascinante imensidão do mar para dentro do JK Iguatemi, em São Paulo

São Paulo, julho de 2024 – Tripulação, embarcar! Assim começa a “navegação” pela Exposição Voz dos Oceanos, uma visita imersiva inovadora, que combina arte, tecnologia e ciência para criar uma experiência sensorial única, repleta de recursos tecnológicos e audiovisuais. Sustentável na concepção e estrutura, a Exposição Voz dos Oceanos acontece de 28 de julho a 20 de agosto no JK Iguatemi, em São Paulo, para reconectar os visitantes com as belezas e o fascínio do mar.

A Família Schurmann, mundialmente reconhecida por suas expedições ao redor do mundo e pelo compromisso com a conservação marinha, é a anfitriã da exposição na capital paulista. A “viagem” de 90 minutos começa a bordo de uma réplica da proa do veleiro Kat, embarcação sustentável dos Schurmann em suas mais recentes aventuras, entre elas a expedição Voz dos Oceanos, iniciada em 2021.

Uma vez a bordo, os visitantes são conduzidos por uma rota lúdica, composta por nove estações, para um mergulho nas profundezas dos oceanos – os verdadeiros pulmões do mundo, responsáveis por mais de 50% do oxigênio que respiramos. São elas:  Tripulação: embarcar!; Mergulho profundo; Encanto dos corais; Há mar para todos; Caiu na rede; Paraíso ameaçado; O caminho para o oceano; Veleiro Kat, e Faça parte. Todas as instalações se relacionam criativamente com os pilares da Voz dos Oceanos: expedição, científico, inovação, educação e arte.

David Schurmann, CEO da Voz dos Oceanos, conta que “a Exposição foi concebida para emocionar e inspirar o público. “Cada tripulante poderá escutar, ver, sentir o Oceano em todos os espaços expositivos, ambientes permeados por filmes, artes plásticas, quadros e instalações tecnológicas. É uma experiência muito rica culturalmente, de contextualização sobre as mudanças climáticas e poluição plástica, mas, acima de tudo, de inspiração e transformação. Um legado que cada visitante poderá ajudar a construir para as próximas gerações, sendo uma Voz potente e assertiva para o futuro que queremos para o nosso Planeta”, diz Schurmann.

“Reforçamos o nosso compromisso em ser palco de eventos inéditos e exclusivos na cidade de São Paulo e por isso, apoiamos e recebemos a exposição ‘Voz dos Oceanos’, que irá proporcionar momentos especiais e de descobertas para todos os visitantes. Além disso, a ação tem a proposta de engajar o público em uma causa tão importante e urgente como a conscientização da preservação das águas dos oceanos em nosso planeta” afirma Renata Zitune, Diretora de Marketing e Patrocínios da Iguatemi S.A.

De acordo com Antonio Carlos Sepúlveda, diretor-presidente da Santos Brasil, a parceria da Companhia com a Voz dos Oceanos busca estimular iniciativas com foco na educação ambiental e conscientização sobre a biodiversidade oceânica, tema tratado nesta nova exposição. “A Santos Brasil é parte de uma cadeia logística que está intrinsecamente ligada ao mar e estamos verdadeiramente empenhados na preservação do meio ambiente e no enfrentamento às mudanças climáticas. Temos um compromisso de contribuir ativamente com o futuro das próximas gerações”, diz.

Experiência sustentável e acessível

Com expectativa de receber mais de 36 mil pessoas, a Exposição Voz dos Oceanos é uma experiência sustentável, idealizada e desenvolvida pelo Netza&CO, ecossistema de soluções de marketing liderado por Fabiana Schaeffer. “É um verdadeiro mergulho para conscientizar sobre a urgência de se preservar os oceanos por meio da imersão em tecnologia, em conteúdos e informações, concebidos e produzidos pelas empresas que fazem parte do nosso ecossistema colaborativo, Netza Martech Agency, Letz Content, Yalla Cenografia e Moky digital”, ressalta Fabiana.

A exposição terá estrutura construída a partir de materiais reciclados, ecológicos, de baixo impacto ambiental, certificados e até fornecidos por ONGs que ajudam o meio ambiente e os oceanos, o projeto foi pensado para se transformar numa possível jornada itinerante, com o objetivo de levar conhecimento e diversão para outras cidades do país. Entre os materiais utilizados estão, por exemplo, chapas feitas com plástico 100% reciclado, coletados e separados com auxílio de cooperativas e recicladoras, madeiras OSB, e filamentos de impressora 3D reciclados. A exposição é comprometida em realizar a compensação de carbono e a gestão de resíduos devidamente certificadas.

A mostra também é integralmente acessível, com audiodescrição, braile, legendagem e pisos nivelados para pessoas com necessidades especiais. Os ingressos estão disponíveis no site Sympla. As sessões acontecem com intervalos de 10 minutos, para grupos de dez pessoas, e são guiadas por estudantes do Instituto Oceanográfico Júnior da Universidade de São Paulo (USP).

A Exposição Voz dos Oceanos é uma realização do Ministério da Cultura e da Família Schurmann, apresentada pela Santos Brasil e com o patrocínio da BMW, FF Seguros e RD Saúde. Apoio do Goldman Sachs, JK Iguatemi, Netza&Co numa parceria de Faber-Castell, Samsung, Volvo Penta, On Produções e LPL lighting Productions e Programa da ONU para o Meio Ambiente. Carbono neutro, a exposição tem como parceiros ESG: GreenMining e Planton.

Navegando na Exposição

Tripulação: embarcar!

Num espaço que simula a proa do veleiro Kat com projeção 180º, o público conhecerá sobre a iniciativa Voz dos Oceanos.

Mergulho profundo

Vamos conhecer as profundezas do planeta azul, plânctons, algas, espécies raras. O ambiente é composto por máscara de mergulho gigante com interações tecnológicas, circundado por informações educativas. O espaço foi todo construído com materiais reciclados.

Encanto dos corais 

O público atinge uma barreira de corais e aprende nesse ambiente, feito de materiais reciclados e fotos de espécies de locais por onde Voz dos Oceanos já passou, a importância dos corais para a vida marinha e como são suscetíveis às mudanças climáticas com o branqueamento.

Há mar para todos

O público poderá ver de perto grandes gigantes da natureza, cardumes e espécies raras. A sala contém uma mesa digital interativa para comandar a projeção em todas as paredes, fazendo com que os visitantes experimentem a sensação de estar submersos no oceano.

Caiu na rede

O público entra numa enrascada e vivencia os perigos das redes marinhas e o plástico no mar, numa cenografia feita com redes reais retiradas dos oceanos e lixo plástico.

Paraíso ameaçado

A bordo do veleiro da exposição, os visitantes chegam a um paraíso ameaçado pelos microplásticos e são convidados a colaborar com a limpeza das praias.

Caminho para o oceano

Jornada entre os afluentes de rios e a praia, descobrindo o caminho que os resíduos percorrem até chegarem nos oceanos. Como a missão da Voz dos Oceanos, o espaço vai além do desafio, apresentando também iniciativas inspiradoras para reverter o cenário de poluição e invasão dos mares.

Veleiro Kat

Réplica do veleiro sustentável Kat, onde o público confere soluções que podem ser adotadas em casa, nos condomínios, escritórios, escolas e cidades, mas também descobrir como é viver a bordo de uma embarcação.

Faça parte

Antes de desembarcar, os visitantes descobrem como seus hábitos impactam na natureza e o que fazer para, de fato, ser também uma Voz dos Oceanos.

Exposição Voz dos Oceanos

Quando: 28 de julho a 20 de agosto

Onde: Shopping JK Iguatemi – São Paulo/SP – Piso 3

Público estimado: 36.000 visitantes

Horário de funcionamento: todos os dias, das 14h às 22h

Tempo médio da experiência: 90min

(Grupos de até 10 pessoas a cada 10min)

Acessibilidade: audiodescrição, braile, legendagem e pisos nivelados para pessoas com necessidades especiais

Plataforma de venda: Sympla – https://bileto.sympla.com.br/event/96347/d/268226

Valor do Ingresso: R$ 30,00 (inteira) | R$ 15,00 (meia)

*100% do valor da bilheteria será doado para projetos de Conscientização e Educação Ambiental liderados pelo Instituto Voz dos Oceanos.

Sobre a Voz dos Oceanos – Liderada pela Família Schurmann, que navega pelos mares há 40 anos e já fez três voltas ao mundo, Voz dos Oceanos atua por mar e terra com a missão de conscientizar a sociedade sobre a invasão e poluição dos resíduos – incluindo plástico e micro plásticos – no oceano, mobilizando pessoas, empresas e governos para a mudança de hábitos. A iniciativa, que inclui uma expedição com o apoio mundial do Programa da ONU para o Meio Ambiente – PNUMA, também visa buscar e revelar soluções capazes de reverter esse cenário. Depois navegar por quase toda a costa brasileira, região do Caribe, grande parte do litoral leste dos Estados Unidos, México, Canal do Panamá e Polinésia Francesa, a tripulação do veleiro sustentável Kat acaba de concluir a primeira etapa da expedição na Nova Zelândia. Em pouco mais de dois anos, Voz dos Oceanos testemunhou a presença de plástico e micro plástico em cerca de 100 destinos de mais de 10 países das Américas Sul, Central e Norte e da Oceania. Paralelamente, vem navegando também por águas de esperança, encontrando em todos os locais por onde passa, centenas de pessoas e iniciativas comprometidas em reverter a preocupante e grave invasão de resíduos, que sufocam os Oceanos, responsáveis por mais de 50% do oxigênio do planeta. No primeiro semestre de 2024, a Nova Zelândia será o ponto de partida da segunda fase da expedição com a navegação do veleiro Kat pelos oceanos Pacífico (finalizando a jornada pela Oceania), Índico (Ásia e África) e Atlântico (África e América do Sul), retornando ao Brasil e, assim, completando uma volta ao mundo. Paralelamente, um segundo veleiro volta a percorrer a costa brasileira com a Voz dos Oceanos. “A próxima etapa continuará sendo guiada pela invasão de resíduos plásticos, observando seus efeitos na perda da biodiversidade e danos à saúde humana. Mas navegaremos atentos também às consequências da crise climática, como o branqueamento de corais e o movimento de refugiados climáticos”, adianta David Schurmann. Tripulações dos veleiros e equipe de terra seguem desenvolvendo ações baseadas nos pilares Arte, Ciência, Educação e Inovação, ampliando a grande onda da transformação.

Sobre a Santos Brasil: A Santos Brasil é referência em operações portuárias e logísticas. Foi criada há 26 anos para operar o Tecon Santos (SP), um dos maiores terminais de contêineres da América Latina e o mais eficiente do País. Neste período, já investiu mais de R$ 9 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento do comércio exterior brasileiro.

Atua nacionalmente por meio de oito terminais estrategicamente localizados – sendo três de contêineres (Tecon Santos em SP, Tecon Imbituba em SC e Tecon Vila do Conde no PA), um de veículos em Santos, um de carga geral em Imbituba e três de granéis líquidos em Itaqui (MA). Através da Santos Brasil Logística, que opera de maneira integrada aos terminais, oferece soluções completas do porto ao e-commerce aos seus mais de 9.400 clientes.

A Santos Brasil é listada no Novo Mercado da B3, o mais elevado padrão de governança corporativa, e signatária do Pacto Global, da ONU, que mobiliza empresas para o avanço relacionado à sustentabilidade. Faz parte do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 e do índice S&P/B3 ESG. É certificada pelo GPTW, como uma das melhores empresas para se trabalhar, pelo sexto ano consecutivo.

JK Iguatemi: O Shopping JK Iguatemi reúne arte, moda, entretenimento, lazer, tecnologia, cultura, design, gastronomia e excelentes serviços em um único lugar. Faz parte do seu DNA os pilares de inovação e experiência, fazendo com que cada visita seja única e proporcionando oportunidades diferentes e inéditas para todos os públicos. Com a expertise e o diferencial em oferecer o mais completo e diversificado mix, o JK Iguatemi inova com qualidade e antecipa tendências para continuar sendo referência no setor. Para mais informações visite o site.

Sobre o Netza&CO: Um ecossistema de soluções de marketing, com diferentes empresas conectadas pela inovação, tecnologia e princípios ESG. Há 4 anos fomenta conexões e negócios e impacto positivo nas áreas de live marketing, branded content, marketing digital, dados, B.I, programas de incentivo de vendas, estratégias de relacionamento de equipes, gamificação, cenografia modular, movimentos e métricas ESG a fim de potencializar projetos de marketing, melhores resultados e gerar novas oportunidades entre marcas, pessoas e o futuro do planeta. Atualmente, o ecossistema conta com 8 empresas para as quais oferece mentoria, cross de negócios, coworking, networking, eventos exclusivos. Clientes como Ajinomoto, BMW Motorrad, DASA, Julius Baer, RD saúde, LG, Perfetti Van Melle, Mercedes-Benz, Protege, VIVO, Volkswagen fazem parte do portfólio da rede colaborativa.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher