Com milhões de seguidores, ginastas, skatistas e desportistas de outras modalidades chamam a atenção de marcas ao redor do mundo
O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) encerrou o ciclo olímpico 2021-2024 com um recorde histórico de patrocínios. Para os Jogos de Paris 2024, o COB conta com o apoio de 20 empresas parceiras, um aumento de 54% em relação aos Jogos de Tóquio, em 2020. Esse crescimento se soma aos 14 patrocinadores oficiais do Comitê Olímpico Internacional (COI), incluindo grandes nomes, como Airbnb, Coca-Cola e Samsung, e totalizando 34 parceiros. No balanço financeiro divulgado no final de 2023, o COB já havia arrecadado R$ 105,5 milhões em patrocínios, com a expectativa de que esse valor aumente no próximo balanço.
De acordo com Samuel Pereira, especialista em audiência, escala digital e criador da SDA Holding, as Olimpíadas são um evento global que captura a atenção de milhões de pessoas ao redor do mundo. Em tempos de intensa competição pela atenção, essa se torna uma moeda valiosa tanto para atletas quanto para marcas. “A jovem Rayssa Leal, também conhecida como a Fadinha do Skate, ilustra perfeitamente como o jogo da atenção funciona. Recentemente, em um post, Rayssa realizou várias marcações que destacaram a quantidade impressionante de patrocinadores lutando para associar suas marcas a ela e ao espírito olímpico”, relata.
Para o especialista, isso demonstra claramente como as marcas buscam ocupar um espaço na mente das pessoas e como a atenção é um ativo inestimável. “As Olimpíadas são uma vitrine perfeita, e as marcas sabem disso, desejando trazer medalhas não só para os atletas, mas também para si mesmas”, diz.
A pergunta que uma marca precisa se fazer é o que torna um negócio bem-sucedido nos dias de hoje. Além disso, como ser ouvido em meio a um mar de informações e concorrentes? Para isso, Samuel desenvolveu um método exclusivo que ensina a navegar em meio a uma das grandes revoluções globais: a internet. Com a chegada das redes sociais, a maneira como a atenção é distribuída mudou completamente.
“Nos dias de hoje, a atenção é o ativo mais valioso que um negócio pode possuir. Em um mundo tão barulhento, onde estamos sempre bombardeados por informações, a habilidade de capturar e manter a atenção é o que diferencia uma marca de sucesso”, explica o especialista. No caso das marcas, elas estão aproveitando o pilar contexto, ou seja, um momento e personagens que já possuem destaque para serem a cara de suas empresas.
No livro “Atenção: O Maior Ativo do Mundo”, Samuel traça estratégias de como usar a nova lógica do dinheiro a seu favor. Ele ensina que, ao gerar valor para sua audiência, você constrói um relacionamento de longo prazo com ela, o que é fundamental para a sustentabilidade de qualquer negócio. Isso envolve criar conteúdo irresistível que não apenas atraia, mas mantenha a atenção do público.
Além disso, há linhas que podem ser traçadas de maneira mais acertada para colocar um negócio no topo. “A competição é acirrada. Entender como se destacar é fundamental para ter êxito”, afirma. Ele defende que acreditar em si mesmo e na sua mensagem é o primeiro passo para fazer seu sonho acontecer. Transformar sua ideia em um negócio que gere resultados reais é possível quando um empreendedor domina a arte de capturar e manter a atenção das pessoas. “O dinheiro realmente flui para onde vai a atenção das pessoas, e dominar esse jogo pode ser a chave para o sucesso”, conclui.