InícioItaquaquecetubaEduardo Boigues tem a maior coligação do Alto Tietê para disputar as...

Eduardo Boigues tem a maior coligação do Alto Tietê para disputar as eleições em 2024

Ao todo, são 13 os partidos que formam a frente ampla do delegado, que tenta a reeleição em Itaquaquecetuba-SP; arco partidário também desponta como um dos maiores do estado de São Paulo

O prefeito de Itaquaquecetuba-SP, Delegado Eduardo Boigues (PL), é o postulante à majoritária do Alto Tietê com a maior coligação para disputar as eleições municipais de 2024. A aliança partidária do liberal, que tenta a reeleição, abarca 13 siglas, sendo, ainda, uma das maiores do estado de São Paulo. O arco reúne agremiações de direta, de centro-direita, de centro e de centro-esquerda.

A força política de Boigues não está concentrada, tão somente, na quantidade de partidos que angariou para disputar o pleito deste ano. Boa parte das legendas estão entre as maiores do País. Além disso, o delegado conta com o apoio de deputados federais e estaduais campeões de votos em eleições anteriores.

Na disputa em 2020, Boigues, então filiado ao Progressistas, venceu para prefeito de Itaquá em primeiro turno. Diante do resultado expressivo nas urnas e da alta aprovação de seu governo, o delegado, nos últimos dois anos, passou a ser assediado por um sem-número de legendas.

Há poucos meses, entre as opções, escolheu seguir com o PL – o maior partido do Brasil em representatividade no Congresso Nacional e em número de filiados.

Em paralelo, lideranças de peso do PL e que são do Alto Tietê apoiam Boigues, como o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o deputado estadual André do Prado, e o também parlamentar Marcos Damásio. Marcio Alvino, deputado federal e outra figura importante da legenda e para a região, caminha igualmente com o delegado.

A coligação “Força que faz Itaquá Avançar” abarca, ainda, o MDB – partido de indiscutível capilaridade por ter eleito em 2020 um grande número de prefeitos, de vice-prefeitos e de vereadores por todo o País.

A frente ampla do delegado atraiu, também, o União Brasil, atuante na atual conjuntura política e que tem em seus quadros políticos do calibre de Fernando Marangoni – aliado de Boigues. O ex-secretário de Estado de Habitação e atual deputado federal por São Paulo foi eleito com pouco mais de 89 mil votos em 2022.

A candidatura à reeleição do prefeito de Itaquá conta, ainda, com o respaldo do deputado estadual Rafael Saraiva, do União Brasil, eleito há dois anos com cerca de 98 mil votos.

O cordão de aliados de Boigues traz, também, nomes fortes do Republicanos: o deputado estadual Tomé Abduch, vice-líder do governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) na Alesp, e o secretário de Turismo do Governo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena.

Fecham o arco de apoio à reeleição do delegado em Itaquá as legendas Avante; PSD, de Gilberto Kassab; Democracia Cristã; PSB; Progressistas; a federação PSDB/Cidadania; e PMN, totalizando 13 agremiações – de direita, de centro-direita, de centro e de centro-esquerda. Juntos, os partidos terão 180 postulantes ao Legislativo em 2024.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher