Em sessão ordinária nesta quarta-feira, 7, a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou o Projeto de Lei n. ° 73/2024, que oficializa e insere no Calendário Turístico do Município o “Festival do Voo Livre”. De autoria do vereador Pedro Komura (União Brasil), o PL pretende dar maior visibilidade ao evento, que já havia sido instituído pela Lei Municipal n. ° 2.890/1985 e acontece no Pico do Urubu anualmente, em agosto ou setembro, a depender das condições climáticas, reunindo cerca de 120 atletas.
A introdução do evento no Calendário Turístico permitirá a colaboração do Executivo em sua realização. Além disso, a introdução da competição de Voo Livre no cronograma oficial do Município servirá para comemorar os 36 anos do MCVL (Mogi Clube de Voo Livre) e da fundação da rampa de Voo Livre da Cidade, inaugurados em 1988 por grupo de amigos que voava de asa delta.
Na época, a prática mais comum era a de voo de asa delta. Isso porque existiam muitos terrenos vazios para os pousos. Porém, com o crescimento da Cidade, as áreas disponíveis para a aterrissagem diminuíram, o que contribuiu para a substituição da asa delta pelo parapente, equipamento que permite descidas mais precisas e em locais menores. O Festival de Voo Livre de Mogi conta com enorme potencial para o desenvolvimento turístico, uma vez que a Cidade está localizada perto de São Paulo, da Baixada Santista e do Vale do Paraíba, áreas que concentram grande número de praticantes do esporte.
Legislativo parabeniza equipe de tiro com arco “Arqueiria Lobos” por destaque no campeonato brasileiro
Em sessão ordinária nesta quarta-feira, 7, a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou a Moção n. ° 71/2024, que concede “Votos de Aplausos e Congratulações” à equipe “Arqueiria Lobos”, de Mogi das Cruzes, por excelente desempenho no 17° Campeonato Brasileiro Infantojuvenil e Master de Tiro com Arco. O torneio ocorreu entre os dias 27 e 28 de julho deste mês na sede da Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTARCO), situada em Maricá, no Rio de Janeiro.
A autoria da homenagem é do vereador Edu Ota (Podemos). O time levou onze atletas à competição, com destaque para Alice Barbosa, praticante da modalidade há apenas 7 meses. Ela conquistou a medalha de ouro na categoria individual de Barebow (arco recurvo sem mira). Na sessão desta quarta-feira, esteve presente o técnico da “Arqueiria Lobos”, Paulo Henrique Gomes.
Conquistaram medalhas os seguintes integrantes do time:
- Alice Barbosa (Medalha de ouro);
- Arthur Leme (Medalha de prata);
- Rafael Freitas (Medalha de prata);
- Rafael Grismoni (Medalha de prata);
- Cláudio Benedito (Medalha de prata);
- João Alves (Medalha de prata);
- João Ferreira (Medalha de prata);
- Alexander Leme (Medalha de Bronze);
- Heitor Cosmos (Medalha de Bronze);
- Renzo Gomes (Medalha de Bronze);
- Luiz Leme (Medalha de Bronze).