InícioEntretenimentoEspecial Jogos Olímpicos 2024 - Destaques de quarta (7/8)

Especial Jogos Olímpicos 2024 – Destaques de quarta (7/8)

A M2 Comunicação Jurídica, que possui mais de 300 fontes em diversas áreas do Direito, traz sugestões de temas e fontes que estão à disposição para falar dentro do contexto dos Jogos Olímpicos de Verão – Paris 2024, considerado o maior evento multiesportivo do mundo.

Direito de Família

Atleta olímpica Flávia Maria de Lima é vítima de violência institucional

Em plena Olimpíada de Paris 2024, a meio-fundista olímpica é alvo de uma disputa judicial sob a acusação de abandono parental pelo ex-marido. Especialista em Direito de Família afirma que a velocista é vítima de violência institucional e processual.

Fonte:
Vanessa Paiva – advogada especialista em Direito de Família e Sucessões; pós-graduada e mestre em direito; professora de Direito de Família; autora de obras jurídicas.

Direito Desportivo

Marta deveria ganhar mais um gancho de suspensão? Entenda a influência do TAS nas competições de futebol nos Jogos Olímpicos

Com a recente decisão do Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) de negar o recurso da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a atacante Marta, uma das maiores jogadoras de todos os tempos, está fora da semifinal do futebol feminino contra a Espanha nos Jogos de Paris. Especialistas em Direito Desportivo exploram as implicações dessa decisão para a Seleção Brasileira e a carreira da atleta, além de discutir o papel do TAS em competições internacionais.

Fontes:

Felipe Crisafulli – especialista em Direito Desportivo. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo (IBDD) e doutorando em Direito Civil pela Universidade de Coimbra (Portugal).

Marcel Belfiore – especialista em Direito Desportivo, professor convidado da ESPM em Direito Desportivo

Mariana Araújo – especialista em Direito Desportivo e Entretenimento

Direito Tributário

Depois de Simone Biles, Rebeca Andrade vai enfrentar o ‘Leão’

Rebeca Andrade, a brasileira com maior número de medalhas nas Olimpíadas da França, quatro, também é a que teve maior premiação, R$ 826 mil, de acordo com os valores apresentados pelo COB. Agora, a batalha da atleta será com o Leão da Receita Federal. De acordo com o fisco, a premiação da atleta, e de outros medalhistas, deverá ser taxada pelo IRPF. Tributaristas detalham quanto os atletas vão pagar de IR, se também haverá tributação na França e se as medalhas também fazem parte do total a ser tributado.

Fontes:

Elisa Garcia Tebaldi – advogada no Ambiel Advogados, especialista em Direito Tributário e em Planejamento Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET/SP)

André Félix Ricotta de Oliveira – doutor e mestre em Direto Tributário pela PUC/SP e presidente da Comissão de Direito Tributário e Constitucional da OAB/Pinheiros

Ranieri Genari – advogado especialista em Direito Tributário pelo IBET, membro da Comissão de Direito Tributário da OAB/Ribeirão Preto, consultor tributário na Evoinc.

Infraestrutura e Processos Licitatórios

O que são os contratos FIDICs e como eles auxiliam no potencial construtivo de infraestrutura nos Jogos Olímpicos?

Fundada na França, a Fédération Internationale des Ingénieurs-Conseils – FIDIC é uma federação internacional de engenheiros consultores que instituiu os padrões de condições contratuais e comerciais mais difundidos para serviços de construção, muito apreciados, em especial, por investidores internacionais. Atualmente, são largamente utilizados na Europa Oriental, Ocidental, China, África e alguns países da América do Sul. Os padrões contratuais FIDIC, que já vêm sendo utilizados há pelo menos cinco anos em algumas obras nacionais, é um dos caminhos de incentivo à obtenção de recursos estrangeiros. Especialista explica qual o legado desses contratos para o potencial construtivo nos Jogos Olímpicos de Paris e o que pode e poderia ter sido feito para o Rio, em 2016.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher