InícioMogi das cruzesHidroterapia reduz pela metade tempo de recuperação do paciente, destaca especialista do...

Hidroterapia reduz pela metade tempo de recuperação do paciente, destaca especialista do Imot

Terapia oferecida pelo Imot aos pacientes ortopédicos oferece menos impacto, é mais segura e pode ser iniciada logo após cirurgias

Terapia realizada na água aquecida e que acelera, e muito, a recuperação de pacientes ortopédicos, a hidroterapia se apresenta como aliada no arsenal de tratamentos médicos. A modalidade é oferecida pelo Imot, em Mogi das Cruzes, e consegue reduzir pela metade o tempo de tratamento em casos de ortopedia. Ainda desconhecida do grande público, mas com resultados efetivos, a hidroterapia oferece mais segurança e menos dores durante a o processo de reabilitação.

A responsável técnica deste setor no Imot, a fisioterapeuta Julia Bonis, desmistifica algumas questões sobre a hidroterapia. Primeiro, ela esclarece que pode ser indicada para qualquer pessoa que precise de tratamento. No entanto, é mais recomendada para aquelas que possuem algum desgaste nos ossos e articulações e que demandam por exercícios de baixo impacto.

“Muitas vezes as pessoas não acreditam muito neste tipo de tratamento porque desconhecem que ele existe e quais os benefícios, mas quando a gente mostra o quanto acelera na recuperação, acabam aderindo e se beneficiando do tratamento”, destaca Julia.

Outro ponto forte da hidroterapia é que na água o paciente tem uma resposta mais rápida do corpo e que há redução significativa no período de tratamento. No comparativo com a fisioterapia convencional, feita no solo, o tempo pode ser reduzido até pela metade.

No Imot, os pacientes são, em grande maioria, idosos e também há casos de pós-operatório de prótese de quadril ou joelho, hérnia de disco ou artrose. Por conta de alguns princípios físicos da água há a diminuição da ação da gravidade, reduzindo a sobrecarga dos tecidos, por isso, menos dor e maior amplitude de movimento. A fisioterapeuta explica como essa dinâmica contribui para os resultados:

“A água também deixa a articulação se movimentar mais e isso ajuda na recuperação por meio da flutuação. O paciente consegue ter uma resposta melhor nos exercícios e, por isso, avança rapidamente rumo a alta médica”, explica Julia.

A fisioterapeuta ainda reforça que o Imot é o único no Alto Tietê que possui uma piscina feita exclusivamente para este tipo de atendimento, com acessibilidade, barra em todos os lados, rampa para entrada dos pacientes e cadeirantes. A temperatura da água varia entre 28 e 31 graus, o que torna o tratamento mais confortável, agradável e proporciona também o relaxamento dos músculos.

Sobre o Imot

Fundado em 1976, o Imot é um dos maiores institutos especializados em ortopedia e traumatologia do Brasil, com pronto atendimento diariamente na unidade de Mogi das Cruzes, consultas, fisioterapia, hidroterapia e diversos tratamentos especializados, além da Imot Care, com cuidados inter e multidisciplinares, e o Imot MovSaúde, com serviços exclusivos e inovadores.

O Imot fica na rua Otto Unger, 433, Centro, Mogi das Cruzes. Mais informações: telefone (11) 4728-3420, no site e redes sociais (@clinicaimot). Em Suzano, o endereço é rua Augusta Aparecida Carvalho Morais, 250 Jardim Santa Helena. Telefone (11) 4741-3333.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher