InícioRegiãoCurso de Promotoras Legais Populares conclui primeiro semestre com 300 alunas

Curso de Promotoras Legais Populares conclui primeiro semestre com 300 alunas

Período contou com 17 aulas por meio de conteúdos semanais, on-line e gratuitos; exibições podem ser assistidas por meio do canal da prefeitura no Youtube

O Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) da Prefeitura de Suzano concluiu nesta terça-feira (27/06) o primeiro semestre de aulas da 11ª turma do curso de Promotoras Legais Populares. Ao todo, o período contou com cerca de 300 alunas inscritas acompanhando as 17 videoaulas publicadas no canal oficial da Prefeitura de Suzano no Youtube (http://bit.ly/TVPrefeituradeSuzano). Os conteúdos seguem disponíveis, sendo que novas exposições serão atualizadas a partir da primeira semana de agosto. O curso garante informação e noções de Direito ao público feminino a fim de assegurar o pleno exercício da cidadania.

Neste primeiro semestre, as atividades foram acompanhadas por mulheres suzanenses, e de demais cidades brasileiras, por meio de vídeos disponibilizados todas as terças-feiras, às 18h30. As aulas começaram em meados de março, em alusão à semana do Dia Internacional da Mulher (08/03), e seguiram até esta última terça-feira de junho, totalizando 17 semanas de muito aprendizado com professores voluntários do Direito e demais convidados.

Entre eles estiveram as advogadas Luciana Borsoi de Paula, Ana Lucia Dias, Alessandra Zocoli Borges Bleinroth, Rosana Moitinho, Claudia Patrícia de Luna, Adriana Zorub e Margareth Hernandes, além do advogado Leonel Correia. Também participaram a pedagoga Marinete Oliveira; a assistente social e arteterapeuta junguiana Janete Figueira; a intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) Cláudia Oliveira; o professor Ronaldo Ribeiro; a psicóloga Cristina dos Santos Nery de Oliveira; a coordenadora da Rede de Atenção a Pessoas em Situação de Violência Doméstica e Sexual (RAPSVDS), Magna Barboza Damasceno; o engenheiro ambiental Allan Santos de Oliveira; e o secretário de Comunicação Pública de Suzano, o jornalista Paulo Pavione Miyanishi.

De acordo com a coordenadora do curso, Sandra Lopes Nogueira, o projeto se transforma a cada edição. “Já são 11 anos de Promotoras Legais Populares em Suzano, ocorrendo de maneira contínua desde 2017, por meio do Saspe. Superamos muitos desafios e, na pandemia da Covid-19, buscamos inovar na modalidade das aulas remotas. O resultado foi a ampliação do trabalho, levando informações para mulheres de todo Brasil e até mesmo de fora, contando com sete núcleos instituídos em parceria com universidades e grupos de outros municípios que têm Suzano como referência”.

Para a dirigente do Saspe, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, a realização do curso é uma grata tarefa. “Desde 2017 vemos a transformação do curso e a evolução de todas as mulheres que passam pela capacitação. Essa é uma ação a longo prazo, sendo que cada edição possui cerca de oito meses e mais de 30 aulas. Mas o resultado é recompensador, já que as alunas saem totalmente diferentes, empoderadas e conhecedoras de seus direitos, de modo que o conhecimento adquirido sirva como instrução para combater violações e discriminações de qualquer espécie”, finalizou.

Créditos das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano e Divulgação/Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher