Período contou com 17 aulas por meio de conteúdos semanais, on-line e gratuitos; exibições podem ser assistidas por meio do canal da prefeitura no Youtube
O Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) da Prefeitura de Suzano concluiu nesta terça-feira (27/06) o primeiro semestre de aulas da 11ª turma do curso de Promotoras Legais Populares. Ao todo, o período contou com cerca de 300 alunas inscritas acompanhando as 17 videoaulas publicadas no canal oficial da Prefeitura de Suzano no Youtube (http://bit.ly/TVPrefeituradeSuzano). Os conteúdos seguem disponíveis, sendo que novas exposições serão atualizadas a partir da primeira semana de agosto. O curso garante informação e noções de Direito ao público feminino a fim de assegurar o pleno exercício da cidadania.
Neste primeiro semestre, as atividades foram acompanhadas por mulheres suzanenses, e de demais cidades brasileiras, por meio de vídeos disponibilizados todas as terças-feiras, às 18h30. As aulas começaram em meados de março, em alusão à semana do Dia Internacional da Mulher (08/03), e seguiram até esta última terça-feira de junho, totalizando 17 semanas de muito aprendizado com professores voluntários do Direito e demais convidados.
Entre eles estiveram as advogadas Luciana Borsoi de Paula, Ana Lucia Dias, Alessandra Zocoli Borges Bleinroth, Rosana Moitinho, Claudia Patrícia de Luna, Adriana Zorub e Margareth Hernandes, além do advogado Leonel Correia. Também participaram a pedagoga Marinete Oliveira; a assistente social e arteterapeuta junguiana Janete Figueira; a intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) Cláudia Oliveira; o professor Ronaldo Ribeiro; a psicóloga Cristina dos Santos Nery de Oliveira; a coordenadora da Rede de Atenção a Pessoas em Situação de Violência Doméstica e Sexual (RAPSVDS), Magna Barboza Damasceno; o engenheiro ambiental Allan Santos de Oliveira; e o secretário de Comunicação Pública de Suzano, o jornalista Paulo Pavione Miyanishi.
De acordo com a coordenadora do curso, Sandra Lopes Nogueira, o projeto se transforma a cada edição. “Já são 11 anos de Promotoras Legais Populares em Suzano, ocorrendo de maneira contínua desde 2017, por meio do Saspe. Superamos muitos desafios e, na pandemia da Covid-19, buscamos inovar na modalidade das aulas remotas. O resultado foi a ampliação do trabalho, levando informações para mulheres de todo Brasil e até mesmo de fora, contando com sete núcleos instituídos em parceria com universidades e grupos de outros municípios que têm Suzano como referência”.
Para a dirigente do Saspe, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, a realização do curso é uma grata tarefa. “Desde 2017 vemos a transformação do curso e a evolução de todas as mulheres que passam pela capacitação. Essa é uma ação a longo prazo, sendo que cada edição possui cerca de oito meses e mais de 30 aulas. Mas o resultado é recompensador, já que as alunas saem totalmente diferentes, empoderadas e conhecedoras de seus direitos, de modo que o conhecimento adquirido sirva como instrução para combater violações e discriminações de qualquer espécie”, finalizou.
Créditos das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano e Divulgação/Secop Suzano