InícioRibeirão PìresFLIRP 2024 segue com programação neste domingo (1º), a partir das 10h,...

FLIRP 2024 segue com programação neste domingo (1º), a partir das 10h, no Paço da Estância  

Feira Literária de Ribeirão Pires traz lançamentos, títulos de grandes editoras, mesas de debate e atividades culturais gratuitas

Apaixonados por livros e pela diversidade de expressões da arte tomaram o Paço de Ribeirão Pires neste sábado (31), primeiro dia da FLIRP 2024, a Feira Literária de Ribeirão Pires. O evento, que vem se consolidando regionalmente como uma celebração à cultura, homenageia o imortal da literatura e do teatro Ariano Suassuna.

“As feiras literárias dão oportunidade para que a cidade e seus moradores conheçam e tenham contato com a cultura e a literatura. É por meio destas feiras que podemos conhecer de perto algum escritor e alguma obra que está lançando. A coisa mais importante para o escritor é que ele seja lido, então eventos assim mantêm a cultura e a literatura sempre vivas”, disse o escritor e curador da FLIRP, Ricardo Ramos Filho.

Abraçando escritores locais, a feira se propõe a promover o encontro entre leitores, pensadores e grandes nomes do cenário cultural brasileiro. Durante este sábado, três novos títulos foram lançados: “A Princesa Água”, da escritora Vanessa Leite; “As Marés do meu Ser”, escrito por Enrico Pietro; e a obra do coletivo Manda@Letra, ‘Pitadas do Cotidiano’. Pela segunda vez na FLIRP, a escritora ribeirão-pirense Valéria Aveiro apresentou a obra, um livro jogo que reúne 100 mini contos com até 280 caracteres com os mais diversos temas, desde os picantes até o dia-a-dia. 

“Com incentivo da Lei Paulo Gustavo conseguimos transformar nosso trabalho realizado em 2021 em realidade, impresso. Em contrapartida, fizemos um podcast, uma blitz literária, por exemplo. Estamos devolvendo o incentivo à cultura que nos foi dado através da lei em outras formas para a sociedade”, comentou.

Angela Pedroso, moradora do bairro Santa Rosa, aproveitou a FLIRP ao lado da filha Flavia Pedroso Santos, 9 anos, e se divertindo na Oficina de Xilogravura promovida pelo SESC. “Ela [Flavinha] se apresentou com os amigos, alunos da Escola Municipal Carlos Rohm, logo na abertura. Ela ama cantar, ler, contar histórias, tudo que mexe com a imaginação”, comentou a mãe. O Espaço SESC desenvolveu, ainda, nas dependências do Paço Municipal, oficina de literatura e cordel com a Cia Liquidificador.

Nas mesas literárias, mais do que debater sobre a vida e obra de Ariano Suassuna, convidados abordaram sobre o Universo Feminino do homenageado (com Stella Maris Rezende e Beatriz Santana) e o teatro de Suassuna (com Valdeck de Garanhuns).

A Secretaria de Educação da cidade apresentou trabalhos desenvolvidos na rede municipal por estudantes e educadores. Profissionais e alunos da EMARP (Escola de Artes da cidade) também integraram a programação cultural da FLIRP, ao lado de alunos de escolas particulares, estaduais e artistas de Ribeirão Pires. Espaço Sustentável também foi atração do evento. 

A Feira Literária de Ribeirão Pires segue neste domingo, das 10h às 19h, no Paço Municipal (Rua Miguel Prisco, 288 – Centro). A entrada é solidária, com a doação voluntária de 1kg de alimento não perecível ou 1kg de ração pet. 

Confira a programação deste domingo, 1º de setembro, na FLIRP:

Mesas Literárias

11h – A importância das bibliotecas na literatura brasileira

Pierre Ruprechet

Valéria Valls

13h – A questão indígena na literatura brasileira

Cacica Jaqueline Haywã

Trudruá Dorrico

Mediação: Tatiane Ribeiro

15h – Música Armorial

Antônio Nóbrega

Mediação: Ricardo Ramos Filho

17h – O humor de Ariano como expressão de inteligência

José Roberto Torero 

Marcus Aurelius Pimenta

Lançamentos no Atelier do Café

15h às 16h30 – Entrelinhas da Minha Alma

Autora – Larissa Pedro

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher