InícioRegiãoEducadora da Pinacoteca de São Paulo visita mostra de alunos da rede...

Educadora da Pinacoteca de São Paulo visita mostra de alunos da rede municipal

Atividade ocorreu no Centro Cultural Moriconi e contou com as presenças do secretário de Educação, Leandro Bassini, e representantes da Secretaria Municipal de Cultura

A Secretaria de Educação de Suzano recebeu na manhã da última terça-feira (27/06) a visita da educadora Vera Lúcia Cardoso Farinha, representante da Pinacoteca de São Paulo. A atividade ocorreu no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi e teve como objetivo apresentar a mostra “Olhares da Infância”, desenvolvida por 30 estudantes da Escola Municipal Vereador Waldemar Calil, do bairro Cidade Boa Vista. Na ocasião, a exibição contou com a presença do secretário municipal de Educação, Leandro Bassini; da equipe do Setor de Programas, Projetos e Inovação da pasta; da supervisora da Secretaria de Cultura suzanense, Márcia Belarmino; da coordenadora de Artes Plásticas, Aline Baliberdin; e do assessor Vinicius Amaral.

Os trabalhos realizados pelos alunos na exposição “Olhares da Infância” foram desenvolvidos pelos professores especialistas em Arte, Vitor de Lima Santos e Gisele Martins, com a coordenação pedagógica de Maria Remesso. O objetivo foi incentivar os estudantes a pensarem com uma perspectiva sobre a importância deles para a transformação da sociedade, além de dar voz ao público infantojuvenil.

Para Vera Farinha, é uma satisfação que exista um projeto derivado do projeto “Mochilas Pedagógicas”, instituído pelo próprio museu paulista. “Fiquei muito emocionada e extremamente feliz quando soube desta atividade, sem dúvidas é um grande prazer e orgulho. Acredito que a Educação e Cultura devem caminhar juntas, por isso, presenciar esta iniciativa na prática é algo realizador”, ressaltou a representante da Pinacoteca.

Durante a produção das obras que integram a exposição, os estudantes tiveram acesso aos materiais que compõem a “Mochila Pedagógica” como, tela de pintura, massinha de modelar, fichas de identidade de inverno e verão, que representam imagens que podem ser reproduzidas, recortes para colagem, além de um pen drive contendo vídeos referenciais capazes de auxiliar e estimular a criatividade.

Ainda na visita, a pasta de Educação recebeu a entrega do Material de Apoio à Prática Pedagógica (MAPP), do Núcleo de Ação Educativa (NAE), com reproduções de obras de arte expostas no museu. O conteúdo é composto com sugestões e referências de trabalho a fim de promover as melhores formas de integração para potencializar o ensino por meio de atividades artísticas.

Recursos

O professor Santos passou por uma capacitação em janeiro, promovida pela Pinacoteca de São Paulo, na qual obteve contato com diversos conteúdos, visando fortalecer o uso de artes visuais como recurso pedagógico nas escolas públicas ou particulares. Além da mostra, os demais alunos da escola Waldemar Calil participaram do “Desenhaço”, ação que possibilitou pinturas e desenhos em folhas de sulfite que, posteriormente, foram expostas no pátio da escola.

“As crianças assumiram o papel de artistas e foram responsáveis pela realização de algo muito grande. Ocorreram conversas no eixo de atividade e, a partir disso, eles começaram a tirar fotos de suas janelas para reproduzirem sua visão acerca do funcionamento da sociedade. Foi uma temática livre e aberta, porém todos levantaram pontos que poderiam ser melhorados”, explicou o educador.

Os estudantes ainda tiveram a experiência de produzir uma maquete montada com caixas de leite que representavam o entorno do bairro em que a unidade de ensino está localizada.

Para a supervisora da pasta de Cultura, Márcia Belarmino, é fundamental valorizar a visão de mundo na perspectiva das crianças. “Ações educativas como esta mostram que apreender por meio da arte é efetivo. É possível potencializar a comunicação e, ao mesmo tempo, criar uma relação de afeto e carinho entre aluno e instituição, movimento que pode garantir bons frutos no futuro. A mostra visa destacar exatamente essas emoções sentidas pelos jovens que devem ser compreendidas”, pontuou.

Por sua vez, o secretário Bassini destacou a importância da arte como objetivo de transformação e ensino. “Inovações na área da educação infantil se fazem cada vez mais necessárias, pensando nisso, visamos promover este tipo de atividade aos nossos pequenos. O projeto ajuda os professores a entenderem o papel de atividades artísticas no desenvolvimento da cognição, alfabetização, criatividade e demais habilidades que necessitam de estímulo nesta fase da vida. Agradeço a presença e disponibilidade da Vera em nos ajudar nesta iniciativa”, afirmou o titular da pasta.

A visitação da mostra “Olhares da Infância” se estende até esta sexta-feira (30/06), podendo ser conferida gratuitamente das 9 às 19 horas. O Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi está localizado na rua Benjamin Constant, 682, na região central de Suzano.

Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher