A Feira de Artes Gráficas, que celebra diversidade e criatividade, contará com produções de 19 artistas e coletivos, em evento gratuito no Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, no dia 28 de setembro.
No dia 28 de setembro, das 12h às 18h, o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, realizará a 6ª edição da Feira de Artes Gráficas – MAB Margens. O evento, que integra a programação da 18ª Primavera de Museus do Instituto Brasileiro de Museus, celebra a diversidade criativa por meio de produções de 19 artistas e coletivos. A feira será realizada na marquise do Museu, no Parque Ibirapuera, ao lado do Portão 10, e durante o dia, a visitação ao Museu será gratuita, das 10h às 17h.
A feira oferecerá um espaço dinâmico de diálogo entre artistas e o público, valorizando e incentivando a venda de peças gráficas que vão desde gravuras, serigrafias e colagens, até publicações independentes e ilustrações. A variedade de estilos e técnicas reforça o compromisso do Museu com a inclusão de diferentes vozes e narrativas, promovendo a arte como ligação entre cultura, identidade e memória.
Os 19 artistas selecionados para este encontro foram escolhidos pela Comissão de Seleção, composta por profissionais de diferentes núcleos do Museu. A seleção foi realizada com base no edital da Feira, divulgado nas redes sociais e no site do Museu. Entre os expositores, destacam-se grandes nomes como Arthur Moura Campos, Caio Oshima, Danie Sena e Daniela Ramos Pereira, representando uma ampla diversidade cultural, geográfica e técnica.
Esta edição representa um importante manifesto, pois cria um espaço de troca, integração e valorização da produção gráfica, reafirmando o espaço como um centro de referência e incentivo à arte contemporânea. A Feira de Artes Gráficas é uma excelente oportunidade para conhecer novas produções artísticas, apoiar talentos emergentes e se conectar com a riqueza da arte gráfica. O evento é gratuito e aberto ao público.
Sobre o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo
O Museu Afro Brasil Emanoel Araujo é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo administrada pela Associação Museu Afro Brasil – Organização Social de Cultura. Inaugurado em 2004, a partir da coleção particular do seu fundador, Emanoel Araujo (1940-2022), o museu é um espaço de história, memória e arte. Localizado no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, dentro do mais famoso parque de São Paulo, o Parque Ibirapuera, o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo conserva, em cerca de 12 mil m², um acervo museológico com mais de 8 mil obras, apresentando diversos aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiro e abordando temas como religiosidade, arte e história, a partir das contribuições da população negra para a construção da sociedade brasileira e da cultura nacional. O museu exibe parte deste acervo na exposição de longa duração e realiza exposições temporárias.
SERVIÇO:
6ª edição MAB MARGENS – Feira de Artes Gráficas
Data: 28 de setembro de 2024
Horário da abertura: a partir das 10 horas
Endereço do Museu: Parque Ibirapuera, Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, portão 10, São Paulo–SP (acesso via transporte público ou veículo de aplicativo)
Ingresso: Gratuito
Estacionamento (Parque Ibirapuera)
Horário: das 10h às 17h