Na quarta-feira (18), o prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, esteve na Câmara Municipal para entregar pessoalmente ao presidente da Casa, vereador Francimário Vieira, o Farofa, o Projeto de Lei 110/24, que institui a Política Municipal de Planejamento de Longo Prazo, intitulada “Mogi 500 Anos”. A proposta visa nortear o desenvolvimento sustentável da cidade nas próximas décadas.
O projeto estabelece a obrigatoriedade de um planejamento estratégico de longo prazo, com diretrizes claras para garantir o crescimento equilibrado e sustentável do município. O documento detalha os princípios, objetivos e diretrizes do Plano Estratégico, além de definir os oito pactos que deverão guiar o futuro de Mogi. Também são apresentados os Caminhos Estratégicos, Indicadores, Metas e o modelo de Governança do Plano, que será conduzido pelo recém-criado Conselho Mogi 500 Anos.
Segundo a Prefeitura, o projeto foi elaborado com ampla participação popular, de forma técnica e apartidária, envolvendo representantes do setor produtivo, instituições acadêmicas, entidades e organizações sociais. O texto agora segue para análise dos vereadores.
Na ocasião, representantes da sociedade civil também estiveram presentes e entregaram uma Carta de Apoio ao Projeto de Lei, assinada por mais de 25 instituições de diversos setores da comunidade mogiana.