InícioMapa do TesouroSuzanoRodrigo Ashiuchi apresenta trabalhos da cidade em Nova York

Rodrigo Ashiuchi apresenta trabalhos da cidade em Nova York

O prefeito Rodrigo Ashiuchi e o secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, participaram na segunda-feira (23/09) do evento internacional “Every Child Can Learn: Mobilizing Support to Make Learning Inclusive” (Toda Criança Pode Aprender: Mobilizando Apoio para Tornar a Aprendizagem Inclusiva), em Nova York, EUA. Durante o painel, eles apresentaram o trabalho desenvolvido em parceria com a Perkins School for the Blind (Escola Perkins para Deficientes Visuais), voltado a alunos com deficiência visual, múltipla e surdocegueira da rede municipal de Suzano. O evento foi promovido pela organização “Lever for Change” e coincidiu com a semana da Assembleia Geral da ONU e da Cúpula do Futuro.


Suzano foi uma das cidades selecionadas para o painel em razão do destaque nas ações voltadas à educação inclusiva. Sob a perspectiva de representantes de dezenas de países, o seminário abordou práticas inovadoras para a inclusão educacional. A cidade apresentou as soluções implementadas pela gestão atual, voltadas ao atendimento especializado de alunos com deficiências. Além de Ashiuchi e Bassini, o secretário municipal de Comunicação Pública, Paulo Pavione, esteve presente no evento. Eles foram recebidos por Dave Power, presidente e CEO da Perkins, e Gloria Rodriguez, diretora da Perkins Internacional – América Latina e Caribe. A mesa do evento contou com a participação de Kristen J. Molyneaux, vice-presidente da Lever For Change; Nalini Tarakeshwar, chefe de Programas da UBS Optimus Foundation; Pia Rebello Britto, diretora global de Educação do Unicef; Maria José Carranza Padilla, defensora da educação inclusiva; e Katherine Holland, diretora executiva da Perkins.


A parceria entre Suzano e a Perkins, iniciada em 2023, proporciona suporte especializado a 118 alunos de quatro escolas municipais: Antônio Marques Figueira, Victor Salviano, Abrão Salomão Domingues e Augustinha Raphaela Maida Molteni. O projeto oferece orientação e monitoramento para professores, alunos e famílias, promovendo uma inclusão escolar efetiva.
No evento, Ashiuchi e Bassini também destacaram o Atendimento Educacional Especializado (AEE), que complementa a educação de mais de 1,1 mil alunos com deficiências na rede municipal. O município conta com 43 salas de recursos multifuncionais e 40 professores especializados, além de promover encontros e visitas que fortalecem a inclusão nas escolas.
Outro tema relevante apresentado aos investidores foi o projeto de construção do Centro de Apoio à Criança com Deficiência, que será instalado no parque Max Feffer, voltado ao atendimento de crianças de até 11 anos com todos os tipos de deficiência, incluindo o Transtorno do Espectro Autista (TEA).


Leandro Bassini ressaltou que a inclusão foi uma prioridade durante toda a gestão, e celebrou o reconhecimento internacional. “Nosso trabalho com a Perkins, referência mundial em educação inclusiva, está rendendo frutos. Essa parceria é uma prova de que estamos no caminho certo”, afirmou.
A participação de Suzano no evento também foi destacada em um dos telões da Times Square, um dos pontos turísticos mais emblemáticos de Nova York. “Foi um momento histórico para nossa cidade. Apresentar nosso case para o mundo é motivo de muito orgulho e celebração”, concluiu Rodrigo Ashiuchi.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher