InícioArujáMaioria do eleitorado de Arujá é feminino, mas candidatas à Câmara são...

Maioria do eleitorado de Arujá é feminino, mas candidatas à Câmara são apenas 35,4%

Cidade tem tradição de eleger poucas mulheres no Legislativo.
As mulheres representam 52,4% do eleitorado em Arujá, mas apenas 35,4% das candidaturas a uma cadeira no Poder Legislativo. Os dados constam do site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que traça um perfil dos eleitores e dos candidatos do Município.
A discrepância na representatividade feminina na política não é uma exceção e reflete uma realidade do País. O Brasil ocupa a 134ª posição no ranking de representação das mulheres no Parlamento – uma das piores entre os países pesquisados, conforme aponta reportagem da Agência Brasil de 1/4/2023.
O assunto também foi debatido por especialistas durante o Seminário sobre Violência Política de Gênero realizado pelo Instituto do Legislativo Paulista da Assembleia Legislativa em parceria com o Ministério Público de São Paulo, em 17 de setembro.
Dos 161 candidatos que disputam uma das 15 cadeiras da Câmara Municipal de Arujá, 57 são mulheres. O município conta com 69.543 cidadãos aptos a votar em 6 de outubro. Mais de 84% deles já têm a biometria cadastrada pela Justiça Eleitoral e 47,31% têm idade entre 35 e 59 anos. Um total de 20 eleitores optaram por utilizar o nome social em seus registros.
As informações sobre raça entre o eleitorado ainda são incipientes, pois começaram a ser coletadas pela Justiça Eleitoral a partir de 2023.
Já entre os candidatos, 54,04% se declararam brancos; 29,81% pardos e 14,29% pretos. Um total de 77,02% estão na faixa etária entre 35 e 59 anos e 47,20% possuem curso superior completo. Outros dados sobre o perfil dos eleitores e dos candidatos, podem ser consultados no site do TSE.fonte:Aruja Reporte

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher