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Com IA generativa do Google Cloud, Suzano cria plataforma para otimizar pedidos de itens de manutenção, reparo e operação pelos colaboradores da companhia 

 Intitulada VagaLúmen, ferramenta pioneira permite aos colaboradores(as) da companhia realizarem requisições em apenas oito segundos, de forma integrada e eficiente

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, criou uma plataforma para otimizar pedidos de itens de MRO (Manutenção, Reparo e Operação) pelos colaboradores(as) da companhia. Chamada Vagalúmen, a ferramenta permite, através da IA generativa do Google Cloud, realizar requisições de forma ágil, a partir de um sistema amigável, com informações integradas.

A VagaLúmen funciona como um chatbot em que os(as) usuários(as) fazem perguntas simples sobre materiais da operação industrial que pretendem utilizar, como parafusos, ruelas e porcas. A plataforma busca rapidamente as respostas nos bancos de dados da companhia, encontrando todos os itens disponíveis nos estoques das Unidades Industriais. Além de reduzir em 95% o tempo de consulta de materiais – de 2 minutos para apenas 8 segundos –, a VagaLúmen tem potencial para atender até seis mil usuários em diversas áreas da empresa.

A ferramenta é integrada aos sistemas já utilizados dentro da Suzano, e utiliza o Cortex Framework, uma inteligência artificial generativa que transforma as tabelas cruas da SAP – que possui informações e dados de forma segregada –, em visualizações simples e estruturadas, facilitando o dia a dia dos colaboradores e colaboradoras da Suzano.  Além disso, a Vagalúmen permite o armazenamento de dados, hospedagem de aplicativos e análise de grandes volumes de informações e inteligência artificial.

“Nós identificamos a necessidade de desenvolver uma solução segura e eficaz para acessar e gerenciar informações da companhia com mais praticidade. A tecnologia avança rapidamente, nada é mais eficiente do que poder conversar diretamente com os dados e obter informações de forma rápida e direcionada. Isso não só aumenta a velocidade das decisões, mas também permite uma melhor decisão baseada em dados.”, conta Josilda Saad, diretora de tecnologia da Suzano.  “ A Vagalúmen facilitará o acesso a informações complexas de maneira simples e intuitiva, além de aumentar a eficiência e a produtividade na companhia. Com o uso da IA, conseguimos transformar perguntas textuais em consultas técnicas ao banco de dados, o que contribui significativamente para a nossa jornada digital e de empoderamento tecnológico, com o espírito de uma startup de 100 anos.”, completa a executiva.

Desde o lançamento da VagaLúmen, em maio de 2024, a ferramenta já foi acessada 4 mil vezes e teve 473 usuários únicos. Com novas funcionalidades adicionadas em agosto, a expectativa é que o número de usuários únicos chegue a aproximadamente 6 mil até o final do ano.

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