InícioSuzanoCom IA generativa do Google Cloud, Suzano cria plataforma para otimizar pedidos...

Com IA generativa do Google Cloud, Suzano cria plataforma para otimizar pedidos de itens de manutenção, reparo e operação pelos colaboradores da companhia 

 Intitulada VagaLúmen, ferramenta pioneira permite aos colaboradores(as) da companhia realizarem requisições em apenas oito segundos, de forma integrada e eficiente

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, criou uma plataforma para otimizar pedidos de itens de MRO (Manutenção, Reparo e Operação) pelos colaboradores(as) da companhia. Chamada Vagalúmen, a ferramenta permite, através da IA generativa do Google Cloud, realizar requisições de forma ágil, a partir de um sistema amigável, com informações integradas.

A VagaLúmen funciona como um chatbot em que os(as) usuários(as) fazem perguntas simples sobre materiais da operação industrial que pretendem utilizar, como parafusos, ruelas e porcas. A plataforma busca rapidamente as respostas nos bancos de dados da companhia, encontrando todos os itens disponíveis nos estoques das Unidades Industriais. Além de reduzir em 95% o tempo de consulta de materiais – de 2 minutos para apenas 8 segundos –, a VagaLúmen tem potencial para atender até seis mil usuários em diversas áreas da empresa.

A ferramenta é integrada aos sistemas já utilizados dentro da Suzano, e utiliza o Cortex Framework, uma inteligência artificial generativa que transforma as tabelas cruas da SAP – que possui informações e dados de forma segregada –, em visualizações simples e estruturadas, facilitando o dia a dia dos colaboradores e colaboradoras da Suzano.  Além disso, a Vagalúmen permite o armazenamento de dados, hospedagem de aplicativos e análise de grandes volumes de informações e inteligência artificial.

“Nós identificamos a necessidade de desenvolver uma solução segura e eficaz para acessar e gerenciar informações da companhia com mais praticidade. A tecnologia avança rapidamente, nada é mais eficiente do que poder conversar diretamente com os dados e obter informações de forma rápida e direcionada. Isso não só aumenta a velocidade das decisões, mas também permite uma melhor decisão baseada em dados.”, conta Josilda Saad, diretora de tecnologia da Suzano.  “ A Vagalúmen facilitará o acesso a informações complexas de maneira simples e intuitiva, além de aumentar a eficiência e a produtividade na companhia. Com o uso da IA, conseguimos transformar perguntas textuais em consultas técnicas ao banco de dados, o que contribui significativamente para a nossa jornada digital e de empoderamento tecnológico, com o espírito de uma startup de 100 anos.”, completa a executiva.

Desde o lançamento da VagaLúmen, em maio de 2024, a ferramenta já foi acessada 4 mil vezes e teve 473 usuários únicos. Com novas funcionalidades adicionadas em agosto, a expectativa é que o número de usuários únicos chegue a aproximadamente 6 mil até o final do ano.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher