InícioItaquaquecetubaEm cidades com dois turnos, Eduardo Boigues, de Itaquaquecetuba-SP, é o mais...

Em cidades com dois turnos, Eduardo Boigues, de Itaquaquecetuba-SP, é o mais votado no Brasil

Delegado obteve 91,70% dos sufrágios válidos; índice é o mais expressivo do País, ficando à frente de Eduardo Paes (PSD), que obteve 60,47%, no Rio de Janeiro-RJ, e de João Campos (PSB), reeleito em Recife-PE, com 78,11%

O Delegado Eduardo Boigues (PL), reeleito prefeito de Itaquaquecetuba-SP, no domingo (6/10), é o campeão em votos válidos em cidades do Brasil com mais de 200 mil eleitores e com a disputa já liqüidada em primeiro turno.

O liberal obteve 91,70% da votação da cidade, correspondente a 165.975 sufrágios — o maior percentual entre os políticos eleitos em 50 cidades do País sem a necessidade de um segundo turno. No Brasil, 103 cidades são passíveis de dois turnos de votação.

O resultado expressivo de Boigues nas urnas também colocou Itaquá, na Grande São Paulo, no topo do ranking nacional dos cinco municípios com políticos campeões de votos em 6/10.

O segundo colocado é Renato Cozzolino (PP), reeleito prefeito de Magé-RJ, com 88,74% dos sufrágios. Euclerio Sampaio (MDB), de Cariacica-ES, vem em terceiro, com 88,41% da votação, seguido de Kayo Amado (Podemos), de São Vicente-SP, com 87,60%. Doutor Furlan (MDB), com 85,08%, eleito em Macapá-AP, fecha a lista.

A reeleição histórica do delegado de Itaquá, cidade com pouco mais de 400 mil habitantes, superou, ainda, a votação do prefeito reeleito do Rio de Janeiro-RJ. Escolhido para governar a capital fluminense pela quarta vez, Eduardo Paes (PSD) obteve 60,47% dos votos úteis.

Boigues também bateu a votação de João Campos (PSB), reeleito em Recife-PE já em primeiro turno. O socialista obteve 78,11% de votos válidos, enquanto o prefeito de Itaquá terminou a eleição de domingo com 91,70% da votação total do município.

Fez história

Boigues também é o prefeito mais bem votado de toda a história de Itaquá. Além disso, esta é a segunda disputa que o delegado vence os adversários em primeiro turno – em 2020, o liberal obteve 62,10% dos votos úteis (94.604 votos).

Na opinião do político, o recorde de votos é reflexo do reconhecimento da população:

“Por muito tempo, Itaquá foi esquecida pelos gestores que me antecederam. Os moradores não tinham autoestima e viviam sem perspectivas. Em quase quatro anos de mandato, conseguimos mudar esta realidade, por meio de uma gestão eficiente, que valoriza, acima de tudo, as pessoas e o trato correto com o dinheiro público”, destaca o liberal.

Boigues venceu a disputa de 2024 com o advogado Rogério Tarento (PSD) na vice e a maior aliança partidária da região do Alto Tietê e uma das maiores do estado de São Paulo. A frente ampla abarcou 13 partidos: PL, Avante, MDB, PSD, Democracia Cristã, Progressistas, PMN, PSDB / Cidadania, PSB, União Brasil, Republicanos e PMB, além de contar com 170 candidatos ao Poder Legislativo.

De delegado a prefeito

Eduardo Boigues chegou a Itaquaquecetuba, anos atrás, como delegado de carreira da Polícia Civil paulista. Na cidade, que já esteve entre as mais violentas do estado, criou o Departamento de Homicídios e reduziu este tipo de crime em 80%.

A forte atuação na Segurança Pública o credenciou a disputar a Prefeitura, pela primeira vez, em 2016. Naquele ano, Boigues ficou com a segunda colocação. Após as eleições, o Setor de Homicídios foi fechado, e Eduardo, deslocado para uma Delegacia de Mogi das Cruzes-SP. Uma manobra, segundo o delegado, para mantê-lo afastado de Itaquá – estratégia que de nada adiantou, como o tempo e as eleições seguintes provaram.

Os 5 prefeitos campeões de votos válidos em cidades do Brasil com mais de 200 mil eleitores já com eleições definidas em 1º turno:

1º- Eduardo Boigues (PL)

Itaquaquecetuba-SP

91,70% dos votos válidos

2º – Renato Cozzolino (PP)

Magé-RJ

88,74% dos votos válidos

3º – Euclerio Sampaio (MDB)

Cariacica-ES

88,41% dos votos válidos

4º – Kayo Amado (Podemos)

São Vicente-SP

87,60% dos votos válidos

5º – Doutor Furlan (MDB)

Macapá-AP

85,08% dos votos válidos

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher