O WhatsApp adicionou mensagens e imagens de visualização única há muito tempo. Porém, no passado, elas não tinha nenhum tipo de proteção. Hoje em dia isso acabou e não é mais possível tirar print screens (capturas de tela).
Fotos temporárias não podem mais ser vistas no WhatsApp Web, estando, portanto, mais bem protegidas.
Tais imagens só podem ser abertas em dispositivos móveis. Embora não seja possível tirar print mais, ainda existem três maneiras de salvá-las para sempre de maneiras “alternativas”.
1. Salve fotos temporárias do WhatsApp com root
Se você tiver root, poderá visualizar fotos únicas quantas vezes quiser sem que a outra pessoa saiba. Isso ocorre porque o WhatsApp salva essas fotos no armazenamento do celular, mas em uma pasta à qual você não tem acesso, a menos que use acesso root e um gerenciador de arquivos que permita tirar proveito disso.
Se você tiver root, pode usar um explorador de arquivos como o MiXplorer para navegar pelas pastas até entrar naquela onde o WhatsApp salva as fotos que só podem ser visualizadas uma vez. A pasta específica é data/data/com.whatsapp/files/ViewOnce.
Dentro desta pasta você encontrará arquivos JPG com as imagens mais recentes que só podem ser vistas depois de enviadas ou recebidas, por isso não deve ser difícil encontrar a mais recente. Você só precisa ter certeza de que foi baixada (abrindo o chat, por exemplo), mas não precisa abrir a foto em questão.
2. Faça capturas de tela com o Xposed
Outra maneira de fazer o mesmo é desabilitar a proteção de captura de tela, para o qual você precisará de um aplicativo que permita carregar módulos do Xposed Framework. Na prática, o normal é que você precise de root, tenha Magisk, uma alternativa atual ao Xposed como LSposed e o módulo Xposed com o qual você pode desabilitar o FLAG_SECURE, a proteção do Android contra capturas de tela.
Com o Xposed instalado, basta ativá-lo na aba “Módulos LSPosed” e habilitá-lo para funcionar no WhatsApp. Reinicie o seu celular após este passo. Depois de fazer isso, você poderá fazer capturas de tela das imagens de visualização única sem que o Android ou o WhatsApp atrapalhem. A outra pessoa não saberá se você tirou um print screen ou não.
3. O antigo truque da foto de outro celular
Deixamos para o final a opção menos elegante, mas mais confiável e comum. Em vez de roots e aplicativos de terceiros, basta tirar foto da tela do celular com outro celular ou câmera. Sim, não é a mesma coisa, e sim, a foto ficará em uma qualidade bem pior, mas pelo menos é uma maneira muito fácil de salvar para a posteridade uma foto que só pode ser vista uma vez.