InícioSuzanoProcon apresenta palestra sobre riscos de empréstimos a aposentados

Procon apresenta palestra sobre riscos de empréstimos a aposentados

Ideia foi orientar equipes de atendimento a idosos sobre a importância de conferir o extrato de pagamento do INSS e o monitoramento das transações previdenciárias

Em alusão ao mês da pessoa idosa, o Procon de Suzano realizou nesta sexta-feira (11/10) uma palestra destinada a membros de entidades que atendem o público 60+ na cidade. O evento ocorreu no Cineteatro Wilma Bentivegna, no centro, e teve como objetivo orientar os voluntários sobre cuidados a serem adotados com benefícios previdenciários dos acompanhados, principalmente com empréstimos consignados.

Durante a palestra, a diretora do Procon municipal, Daniela Itice, exibiu situações em que beneficiários realizaram contratações sem conhecimento e renegociações exorbitantes para detalhar o modus operandi das instituições financeiras com esse público. As entidades presentes foram orientadas a utilizar o sistema “Meu INSS” para ter acesso às informações previdenciárias dos aposentados e conferir o histórico de pagamento e o extrato de consignado, que é o documento que exibe todos os empréstimos que o aposentado ou pensionista possui.

O evento contou com a presença de membros da Associação de Apoio para Deficientes Visuais de Suzano (Aadvis); Comunidade Kolping; Associação Amigos do Parque Alvorada, Umuarama e Jardim Pompeia; Fundação MGI; Associação de Assistência à Mulher, ao Adolescente e à Criança Esperança (Aamae); Comissão da Pessoa Idosa e da Comissão de Direito do Consumidor da 55ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Suzano); Centro de Referência da Assistência Social (Cras); Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas); Casa São Vicente de Paulo; e Recanto do Girassol

Durante a palestra, que durou cerca de uma hora e meia, os voluntários tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre os materiais exibidos e pontuar situações vividas com os idosos. A previsão do Procon é de que ao menos sete palestras do tipo sejam realizadas para esse público nas entidades e associações até o final do mês.

A diretora do Procon explicou que o simples monitoramento da vida previdenciária pode evitar golpes, fraudes e contratações indevidas dos bancos. “Estamos no mês do idoso e a palestra da vez foi sobre empréstimo consignado, que tem esse público como alvo principal. Estamos falando de pessoas mais vulneráveis e que são alvos das instituições financeiras justamente por esse motivo. A ideia é fazer com que elas sejam acompanhadas pelos voluntários para que não caiam em golpes cada vez mais comuns. A orientação é muito importante, tanto para conscientizar possíveis vítimas quanto para evitar que atendentes – que são muito preparados e possuem poder de persuasão – se aproveitem dos idosos”, explicou Daniela.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher