InícioRibeirão PìresPREFEITURA DE RIBEIRÃO PIRES ACIONA ENEL POR MÁ GESTÃO E NEGLIGÊNCIA NO...

PREFEITURA DE RIBEIRÃO PIRES ACIONA ENEL POR MÁ GESTÃO E NEGLIGÊNCIA NO ‘APAGÃO’

Mais de 64 horas após interrupção de fornecimento, bairros permanecem sem eletricidade; prefeito Guto Volpi exige respostas

O prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi, registra manifestação de repúdio contra a ENEL pela má gestão durante o ‘apagão’ deste fim de semana, pela falta de informações claras e pelo mau serviço prestado à Prefeitura e à população da cidade.

Nesta segunda-feira (14), mais de 64 horas após a interrupção do fornecimento, os bairros Jardim Represa, Jardim Planteucal, Vila Bonita (Quarta Divisão), Jardim Pastoril e áreas de Ouro Fino permanecem sem energia elétrica. 

Ribeirão Pires foi um dos municípios afetados pela queda de energia ocasionada por chuva com fortes rajadas de vento na sexta-feira (11). Diante da crise gerada pela interrupção do fornecimento de eletricidade em diferentes regiões, a Prefeitura imediatamente, e de forma reiterada, apresentou à ENEL – que detém concessão federal para prestação do serviço – pedido de reparo com urgência em pontos prioritários. 

Destacam-se aqui a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e o Hospital São Lucas – Unidade Santa Luzia, ambos localizados na Estrada da Colônia, no bairro Santa Luzia.

O Hospital São Lucas, da rede pública de saúde, ficou 48 horas sem o fornecimento de energia elétrica. Cabe informar que, neste período, a unidade manteve o atendimento a 24 pacientes internados em clínica médica e três pacientes em leitos de UTI, fazendo uso de gerador para garantir o suporte médico hospitalar. 

O primeiro chamado junto à ENEL, no caso específico do Hospital e da UPA Santa Luzia, foi aberto logo após a queda da energia, por volta das 20h de sexta-feira (11). Foram nove pedidos formalmente protocolados junto à ENEL. O prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi, solicitou diretamente à equipe gestora da companhia na cidade prioridade para o caso – sem retorno. Somente às 19h do domingo (13) o fornecimento de energia foi restabelecido nas unidades de saúde. 

A Prefeitura registrou Boletim de Ocorrência (nºOC0500-1/2024) diante da demora da ENEL em solucionar o caso e da falta de informações, previsão e esclarecimentos por parte dos profissionais da companhia. 

O ‘apagão’ em bairros da cidade, em diferentes regiões, se estendeu por mais de 48 horas após a queda da energia. São os casos do Jardim Caçula, Jardim Panorama, áreas do Parque Aliança, entre outros que ainda permanecem sem abastecimento. A região do Jardim Caçula, inclusive, sofre de forma constante com problemas no fornecimento de energia elétrica. 

Importante frisar que a Prefeitura de Ribeirão Pires teve serviços essenciais prejudicados e teve negligenciados os reiterados pedidos de reparo e providências exigidos a partir da noite sexta-feira (11). Enquanto representante da população, a Prefeitura manifesta indignação diante da má gestão da crise, da falta de informações claras e de medidas efetivas para contornar, o mais rapidamente possível, o problema. 

A morosidade e ineficiência da ENEL em casos como o deste fim de semana colocam em risco a segurança, a saúde e o bem-estar dos cidadãos, além de causar prejuízos de ordem financeira e econômica para os moradores, comerciantes e empreendedores da cidade.

Medidas estão sendo tomadas junto aos órgãos de proteção ao consumidor e junto aos reguladores e fiscalizadores do contrato de concessão da Enel no Estado de São Paulo – Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e Ministério de Minas e Energia, do Governo Federal.

A Prefeitura exige à ENEL esclarecimentos sobre o ocorrido – quantos imóveis e pontos foram afetados pela queda de energia elétrica, quais foram as medidas adotadas e o tempo para o restabelecimento do serviço em cada um dos casos. 

Exige, ainda, que a concessionária informe as medidas que estão sendo tomadas para que, em novos casos de queda de energia, o tempo de resposta seja imediato para serviços essenciais, como unidades de saúde, e para que tenha suas solicitações atendidas de forma profissional e adequada – com informações claras e precisas sobre prazos, plano de ação e medidas específicas tomadas para a cidade.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher