InícioSuzanoSuzano recebe Seminário de Educação Inclusiva em 22 e 23 de outubro

Suzano recebe Seminário de Educação Inclusiva em 22 e 23 de outubro

Inscrições on-line estão abertas para estudantes, professores e especialistas; programação começa às 8 e deve seguir até as 22 horas

Suzano recebe nos dias 22 e 23 de outubro (terça e quarta-feira) o “2°Seminário de Educação Inclusiva do Alto Tietê”. As inscrições para o evento, que será realizado no Centro Universitário Piaget (avenida Mogi das Cruzes, 1.001 – Parque Suzano), já estão abertas para estudantes, professores, especialistas e demais interessados por meio do link even3.com.br/ii-seminario-de-educacao-inclusiva-do-alto-tiete-500874. A prefeitura participará da atividade com sua equipe do Atendimento Educacional Especializado, da Secretaria Municipal de Educação, e ainda disponibilizará intérpretes para deficientes auditivos com a Língua Brasileira de Sinais (Libras). A iniciativa foi idealizada pelo Instituto Árion de Equoterapia e Desenvolvimento Humano, que exibirá algumas palestras on-line, conforme identificação no cronograma. O link será enviado aos inscritos.

A programação começa pouco depois das 8 horas e se encerra por volta das 22 horas nos dois dias. No primeiro deles, estão previstas apresentações dos seguintes temas, pela ordem: “A fonoaudiologia e a interface com os processos de comunicação como base do desenvolvimento humano”; “A arte como ferramenta de desenvolvimento humano e inclusão”; “Família, amor e inclusão – A escola sob a ótica de quem cuida”; “Diversidade, equidade e inclusão”; “Equoterapia e o desenvolvimento humano integral”; “Compreendendo o autismo através da genética”; e “Práticas Neuropsicopedagógicas no aprimoramento das funções executivas”. Essa última, por exemplo, é uma que terá transmissão on-line.

No segundo dia, haverá palestras sobre os seguintes assuntos: “Inclusão de dentro para fora – amor que transborda e transforma”; “A educação para a potência e a inclusão transversal”; “Propósito de vida e liderança educativa”; “O diferencial da equipe multidisciplinar em ação”; “O sucesso das intervenções especializadas em parceria com a família e a escola”; “Avanços e cuidados odontológicos da pessoa com deficiência”; e “As coisas que precisam ficar claras quando o assunto é a inclusão”.

Para reforçar o diálogo sobre a educação inclusiva com os participantes, estarão presentes a psicóloga organizacional Clécia Aragão; o cirurgião da Odontologia Hospitalar do Hospital Israelita Albert Einstein, Matheus Racy Mariusso; a fundadora da rede de artistas autistas “COAG LifeArts”, Flávia Gusmão; as fonoaudiólogas Gabriela Remesso, Juliana Michelle Ogata Rodi e Vanessa Mariano; o jornalista, sociólogo e educador Guga Dorea; e a neuropsicopedagoga e escritora Roberta Borges de Mello, também presidente do Instituto Árion de Equoterapia e Desenvolvimento Humano; entre outros nomes.

Além das palestras, o seminário contará com a atuação direta dos alunos de Pedagogia do Centro Universitário Piaget, tanto para a organização, quanto na assessoria de toda a estrutura do evento, sob a gestão do professor Ronnie Silva. Os participantes terão acesso ao saguão do Centro Universitário Piaget, organizado com parceiros do Instituto Árion, para exposição e venda de livros, jogos educativos, peças de artesanato inclusivas, tecnologias assistivas e outras curiosidades que colaboram para a consolidação de caminhos nos quais a neurodiversidade é respeitada. O objetivo é compartilhar práticas inclusivas, inovadoras e outras necessidades que colaborem com o acolhimento, o desenvolvimento global, a saúde e o bem-estar, sobretudo, de famílias atípicas, suas crianças e adolescentes.

O secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, destacou a relevância da iniciativa para o processo de construção de políticas voltadas às pessoas com deficiência. “Nós apoiamos as atividades que se alinham com o nosso propósito de proporcionar uma educação inclusiva, oportunizando a todos os munícipes as mesmas condições de aprendizado e desenvolvimento. Nossa equipe do Atendimento Educacional Especializado faz um trabalho de referência na rede municipal e poderá assimilar ainda mais conhecimentos para aplicarmos na estrutura de ensino suzanense”, afirmou o titular da pasta.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher