InícioMapa do TesouroManutenção inicia limpeza do rio Una com a retirada de 190 toneladas...

Manutenção inicia limpeza do rio Una com a retirada de 190 toneladas de resíduos no 1º dia

Serviços deverão contemplar o trecho que acompanha a Marginal do Una e alcançarão as galerias que passam debaixo do viaduto Leon Feffer, até chegar ao rio Tietê

Com o objetivo de reforçar as ações de prevenção aos transbordamentos de rios, tendo em vista a perspectiva de aumento da ocorrência de chuvas, a Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos iniciou na última segunda-feira (14/10) a limpeza do rio Una. Somente no primeiro dia de atividades, foram retiradas 190 toneladas de resíduos, ao passo que as ações deverão contemplar a parte do corpo d’água que acompanha toda a extensão da avenida Governador Mario Covas Júnior, a Marginal do Una, até o fim deste mês de outubro.

A partir de novembro, o trabalho segue no sentido centro-bairro, alcançando as galerias sob o viaduto Leon Feffer até chegar ao rio Tietê, onde também estão ocorrendo serviços de desassoreamento desde o ano passado, que estão sendo conduzidos pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) do Governo do Estado. Ao todo, o trabalho de limpeza no rio Una deverá ser implementado numa extensão de cinco quilômetros.

As mesmas ações já estão ocorrendo nos rios Guaió e Jaguari desde o início de agosto. As escavadeiras que estão sendo utilizadas para este serviço contemplaram, entre outras localidades, o Jardim Monte Cristo, no curso do rio Guaió, e os bairros Jardim Fernandes e Jardim Carmem, no curso do rio Jaguari. A retirada dos resíduos evita que as cheias causem danos à região norte e ao centro expandido.

O balanço mensal da secretaria, referente a setembro, revela que o trabalho de prevenção garantiu a remoção de 953 toneladas de resíduos, incluindo os serviços realizados em pontos viciados (698), em valas e rios (220), e também nos bueiros (35). A pasta ainda promoveu, no período, a limpeza de 1.323 bueiros, garantindo a reforma em galerias numa extensão de 48 metros, além da troca de 29 unidades de guia chapéu, estruturas que ajudam a escoar a água da chuva.

O secretário Samuel Oliveira destacou o empenho da administração municipal para evitar comprometimento das vias públicas, casas e estabelecimentos comerciais com a chegada da temporada de chuvas. “Estamos mobilizados com a limpeza dos rios e dos bueiros para evitar acúmulo de água nos dias de precipitação elevada. Nossas equipes estão nas ruas executando as atividades que se fazem necessárias para garantir tranquilidade aos moradores”, ressaltou o chefe da pasta de Manutenção e Serviços Urbanos.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher