InícioRibeirão PìresRibeirão Pires tem a melhor cobertura vacinal de crianças de até 1...

Ribeirão Pires tem a melhor cobertura vacinal de crianças de até 1 ano de idade no Grande ABC

Secretaria de Saúde Municipal adotou microplanejamento e sistema informativo para elevar a cobertura vacinal 

Nesta quinta-feira (17) é celebrado o Dia Nacional da Vacinação e Ribeirão Pires é a cidade do Grande ABC com maior cobertura vacinal entre crianças de até 1 ano de idade, de acordo com o programa federal Previne Brasil. Os dados são referentes ao primeiro quadrimestre de 2024. A cidade tem cobertura de 94%, evolução em relação ao mesmo período do ano anterior, quando Ribeirão Pires tinha cobertura de 75%. 

Para elevar a cobertura, a Atenção Básica – USFs (Unidades de Saúde da Família) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde) – adotou o microplanejamento que inclui o treinamento para técnicos de enfermagem sobre temas como rede de frio e sistema de informatização implantado em todas as unidades de saúde. Todos os nascidos e residentes na cidade recebem acompanhamento digital até completar um ano de vida. 

“Hoje, o recém-nascido já é cadastrado em nossa rede de dados para que possamos acompanhar todo seu ciclo de vacinação. Com esse controle podemos realizar facilmente as buscas para aumentar a cobertura e proteção das crianças”, explicou o secretário de saúde Luiz Carlos Perlatti.

Entre os destaques da cobertura vacinal das crianças de até 1 ano de vida está a Meningo C, com 92,87%, Penta e DTP, com 95%. Em Ribeirão Pires, todas as unidades de saúde realizam as imunizações do Calendário Nacional de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A diretora da Atenção Primária de Ribeirão Pires, Marcileia Trovo, reforça a importância de manter a vacinação em dia. “Uma caderneta de vacinação completa é a melhor forma de controlar a disseminação de doenças. A vacina é fundamental para toda a comunidade”, destacou.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher