InícioAlto TietêCONDEMAT + lança projeto Coração Feminino em parceria com a SOCESP

CONDEMAT + lança projeto Coração Feminino em parceria com a SOCESP

Iniciativa marca o Outubro Rosa e visa conscientizar a população sobre as doenças cardiovasculares em mulheres

Neste Outubro Rosa, o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (CONDEMAT+) lançará o projeto Coração Feminino. A iniciativa, em parceria com a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), nasce com o objetivo de impulsionar ações de conscientização sobre a importância da prevenção de doenças cardíacas em mulheres. O evento de lançamento será no próximo dia 31, às 9h30, no Polo de Inovações e Projetos Avançados (Pipa Hub), em Mogi das Cruzes.

Hoje, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte de mulheres no Brasil e no mundo. Elas matam duas vezes mais que todos os tipos de câncer, incluindo o de mama. Segundo dados da SOCESP, em 60 anos, a proporção de mortes por problemas cardíacos em mulheres aumentou 37%. Jornadas exaustivas com trabalho, cuidado com a família e afazeres domésticos elevam os níveis de estresse que, aliado ao sedentarismo e à má alimentação, compromete a saúde do coração.

“Tivemos uma parceria de sucesso com a SOCESP no projeto Infarto, que mobilizou as equipes de saúde dos municípios e impactou positivamente nas nossas estatísticas. Agora, temos essa nova iniciativa com um olhar direcionado para a mulher, que é maioria no nosso território, se desdobra em várias atividades e que, muitas vezes, tem suas queixas de saúde menosprezadas”, alerta a coordenadora da Câmara Técnica de Saúde do CONDEMAT+, Adriana Martins.

Apesar de alguns fatores genéticos retardarem o aparecimento das doenças cardiovasculares nas mulheres, elas são mais suscetíveis aos fatores de risco para o coração, como colesterol elevado, diabetes, hipertensão, tabagismo e distúrbios psicossociais, por exemplo.

“Há sete vezes mais chances de morte por infarto do que de um câncer de mama. A falta de conhecimento sobre esse problema implica em menor compromisso das mulheres no controle dos fatores de risco como estresse, sedentarismo, obesidade e má alimentação, que podem levar ao infarto e ao AVC. Por isso, o nosso alerta: Faça o exame de mama, mas também cuide do seu coração”, ressalta Maria Cristina Izar, médica cardiologista e presidente da SOCESP.

A parceria para o projeto Coração Feminino no território do CONDEMAT+ prevê intercâmbios, compartilhamento de experiências e, principalmente, ações de conscientização. “Vamos trazer o assunto para formadores de opinião, profissionais de diversos setores e difundir a importância desse cuidado especial com o coração da mulher”, conclui a coordenadora da Câmara Técnica de Saúde do CONDEMAT+.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher