InícioMapa do TesouroSaúde mobiliza equipes para reforçar ações de combate à sífilis

Saúde mobiliza equipes para reforçar ações de combate à sífilis

Cerca de 120 profissionais de diferentes setores da pasta receberam capacitação sobre diagnóstico, manejo, tratamento e acompanhamento de casos

Para reforçar as ações alusivas ao Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, celebrada neste sábado (19/10), a Secretaria Municipal de Saúde promoveu na última quinta-feira (17/10) uma formação para equipes dos diferentes setores da pasta no anfiteatro Orlando Digenova, visando à atualização das informações sobre os aspectos relacionadas à doença. A atividade contou com a participação do secretário Diego Ferreira e reuniu aproximadamente 120 profissionais, que se dividiram em duas turmas, nos períodos da manhã e da tarde.

A equipe responsável pelas orientações foi formada pelo médico infectologista do Serviço de Atendimento Especial/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), Samir Abdul Fattah; pela coordenadora do Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV e Hepatites Virais, Micheli Aparecida de Paula Santos Rosa; pela diretora da Vigilância em Saúde, Maria Cristina Perin; e pela enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Bruna Tiemi Otaviano Costa. Também participaram do encontro a coordenadora da Rede Cegonha, Alcione Sena; a coordenadora de Educação Permanente da Secretaria Municipal de Saúde, Juliana Carneiro; e o coordenador da Vigilância Epidemiológica, José Landim.

A programação de atividades associadas ao tema incluiu uma apresentação de dados epidemiológicos do município, que contribuiu para a qualificação de médicos e enfermeiros da rede acerca do diagnóstico, manejo, tratamento e acompanhamento dos casos de sífilis, considerando aqueles registrados nas gestantes e também os relacionados à sífilis adquirida (transmitida por relações sexuais desprotegidas). A formação reforçou junto às equipes a importância do tratamento adequado à gestante, para evitar casos de sífilis congênita (transmitida pela mãe durante a gestação), considerando que a transmissão vertical é evitável.

A troca de experiências fez parte do processo de construção do plano de ação de enfrentamento à enfermidade, que contempla a notificação compulsória, o preenchimento das fichas de investigação e a discussão de casos. Por essa diretriz, as equipes vão atuar para reduzir a transmissão vertical da enfermidade para atingir a meta do Ministério da Saúde de eliminação congênita até 2030. Outras iniciativas tratadas no encontro incluem a testagem trimestral da gestante e no momento do parto, o monitoramento e busca ativa de todas as gestantes com sífilis e a investigação de 100% dos casos de sífilis congênita pelo comitê de investigação de transmissão vertical.

Ferreira enalteceu a mobilização das equipes para o aprimoramento do trabalho. “Lidamos com todos os aspectos relacionados a doença e, por isso, temos que envolver diferentes setores da pasta. As etapas que incluem o diagnóstico, o manejo, o tratamento e o acompanhamento dos casos depende da integração de toda a nossa rede municipal. Estamos empenhados na melhoria contínua desse serviço para seguirmos zelando pela saúde de nossa população”, declarou o secretário.

Mais informações

O uso de preservativos nas relações sexuais, a realização do pré-natal adequado das gestantes e a testagem regular para sífilis, durante todo o ano, disponível não só no SAE/CTA, mas em todos os postos da rede de Atenção Básica, fazem parte das ações de combate à sífilis. Os endereços das unidades podem ser visualizados por meio do link bit.ly/EnderecosUBS. Já o SAE/CTA fica localizado na rua Otávio Miguel da Silva, 323, no bairro Parque Suzano.

A sífilis possui sintomas que variam para cada estágio, mas tem como característica principal um ferimento indolor nas regiões da boca, genitália ou reto, evoluindo para uma irritação na pele. A última fase pode ocorrer anos depois, com danos ao cérebro, olhos, coração e nervos.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher