InícioMapa do TesouroCultura abre inscrições para seleção de 96 projetos

Cultura abre inscrições para seleção de 96 projetos

Pasta garantirá incentivo a trabalhos de ‘Arte e Cultura’ e ‘Obras em Artes Plásticas’, além de subsídios para ‘Espaços Culturais’ e ‘Pontos de Cultura’

A Secretaria Municipal de Cultura está com inscrições abertas até a próxima terça-feira (29/10) para seleção de 96 projetos relacionados a quatro editais viabilizados pela Política Nacional Aldir Blanc, instituída pela Lei nº 14.399, de 8 de julho de 2022. O primeiro deles ofertará 67 oportunidades para “Arte e Cultura”, o segundo abrirá possibilidades para quem for concorrer a dez “Obras em Artes Plásticas”, o terceiro garantirá subsídios para 11 “Espaços Culturais” e o quarto contemplará oito projetos para “Pontos de Cultura”. Ao todo, serão destinados R$ 2.011.806,78 de repasse do governo federal para a cidade.

Quem for concorrer no edital para “Arte e Cultura” deverá inscrever seu projeto pelo formulário bit.ly/InscricaoArteECultura, após acessar todas as informações relacionadas ao processo por meio do link bit.ly/EditalArteECultura. As 67 oportunidades são divididas da seguinte forma: Mostras e Festivais (8), Produção de Obras Inéditas (10), Publicação (10), Ação Formativa (11), Circulação de Bens Artísticos (14), Ações para o Patrimônio Cultural (5) e Finalização de Pesquisa em Patrimônio Cultural (9).

Os interessados no edital “Obras em Artes Plásticas” poderão se inscrever pelo formulário forms.gle/m1B3pqnng9aaD5yNA e conferir os detalhes no link bit.ly/ObrasArtesPlásticas. Aqueles que concorrerão aos subsídios para “Espaços Culturais” deverão se cadastrar pelo link forms.gle/JHgPXswd1cGhAcCx9, baseado no edital localizado no bit.ly/EspaçosCulturaisSuzano. Já para quem for se candidatar aos projetos destinados aos “Pontos de Cultura”, o link específico é forms.gle/qkz9AB1GRq9QsRgA8, com o edital podendo ser acessado pelo bit.ly/PontosCulturaSuzano.

Todos os projetos devem ser inclusivos, garantindo oportunidades para pessoas com diferentes tipos de deficiência. Nesse contexto, será necessário promover acessibilidade arquitetônica, com rotas acessíveis, piso tátil, rampas e elevadores adequados; a acessibilidade comunicacional, com a Língua Brasileira de Sinais (Libras), sistema Braile, audiodescrição e legendas; e também a acessibilidade atitudinal, com perspectiva de capacitação de profissionais e contratação de equipes especializadas. O edital reserva oportunidades específicas para pessoas com deficiência, além de cotas para pessoas negras e pessoas indígenas.

O secretário José Luiz Spitti, destacou que a Política Nacional Aldir Blanc tem se tornado uma ferramenta importante para garantir mais valorização dos artistas e dos espaços dedicados à categoria na cidade. “Contemplaremos um número significativo de projetos, que abrirá caminho para desenvolvermos diferentes linguagens artísticas e inúmeros polos de produção cultural em Suzano. É mais uma grande oportunidade que está sendo disponibilizada para os munícipes”, ressaltou o chefe da pasta.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher