Dezenove gestantes que estão à espera dos seus filhos receberam na manhã desta terça-feira, dia 22 de outubro, da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos os kits com enxovais completos para a chegada dos bebês. É do programa “Ser Mãe” desenvolvido pela Secretaria de Saúde com uma linha de cuidados e de incentivo as mães neste momento tão especial da chegada de um filho.
Os kits contêm quinze itens com cobertor, toalha de banho, dois macacões, macacões curtos, bodys, meias, luvinhas, casacos e mijãozinhos, além de uma bolsa que compõe este presente especial.
A primeira entrega ocorreu na UBS da Vila Margarida, mas será uma ação permanente desenvolvida pela Saúde em outras unidades. O objetivo, além de presentear as mães visa garantir que elas façam todo o acompanhamento com o pré-natal na rede municipal de saúde contribuindo para a redução da mortalidade infantil e garantindo a saúde do bebê e da mãe.
A prefeita Priscila Gambale, acompanhada do secretário de Saúde, Clécio Francisco Gonçalves; dos coordenadores Manoel Romero e Kelly D’Ávila e da equipe da saúde e da UBS fez a entrega simbólica às futuras mães.
Para o secretário de Saúde, Clécio Gonçalves, o incentivo serve para as mães terem a saúde delas e dos filhos avaliados precocemente para que, em caso de algum problema de saúde, o mesmo seja corrigido a tempo com remédios. Outra ação é a parceria entre o município e o Hospital Regional Dr. Osíris Florindo Coelho, o Regional de Ferraz, para melhorar o acesso garantido um atendimento mais humanizado.
Manoel Romero afirmou que o “Ser Mãe” é um programa de ação permanente no município para incentivar o pré-natal e o acompanhamento nas unidades.
A prefeita Priscila Gambale fez a entrega de cada um dos kits e parabenizou as mães. Falou ainda das ações desenvolvidas pela Prefeitura de Ferraz como a ampliação no atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs); a contratação de mais de 100 médicos; os 200 Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) que estão visitando as casas, além da ampliação do horário de atendimento nas unidades até 21 horas, entre elas, a da Vila Margarida; além das unidades que passaram a abrir aos sábados, entre outras ações.
“O Ser Mãe é mais uma ação para dar este amparo as mães e incentivá-las a realizarem o pré-natal. É amparo, amor, cuidado, zêlo e carinho”, afirmou a prefeita durante a entrega dos kits.
A gestante Eduarda, que acabou de receber o kit do programa “Ser Mãe” elogiou a iniciativa: “Fiquei muito feliz, vai me ajudar muito e incentivará as mamães a fazerem o pré-natal. É ótimo”, destacou.