Evento nesta quarta-feira (23/10) marcou a graduação dos estudantes do 4º ano das Escolas Municipais Abrão Salomão Domingues e Victor Salviano
A Secretaria Municipal de Educação e o 2º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros realizaram nesta quarta-feira (23/10) a formatura dos alunos do 4º ano das Escolas Municipais Abrão Salomão Domingues e Victor Salviano no programa “Bombeiro na Escola”. Ao todo, 135 estudantes participaram da solenidade, que ocorreu na sede da corporação em Suzano, no Jardim Japão.
A cerimônia foi realizada em dois períodos. Às 9 horas houve a participação de 83 crianças, sendo 61 da Escola Municipal Victor Salviano, do Miguel Badra, e 22 da Escola Municipal Abrão Salomão Domingues, do Tabamarajoara. Já à tarde, a cerimônia ocorreu às 14h30, com a presença de 52 alunos, sendo 28 da Victor Salviano e 24 da Abrão Salomão Domingues.
Além das entregas dos certificados, alguns estudantes foram premiados pelo desempenho na produção de um desenho e uma redação que abordaram o tema “Bombeiro na Escola” e leram mensagens de agradecimento para a cabo Lara Borges Bachur, que ministrou as aulas.
Ao longo da formação, as crianças abordaram temas como as melhores formas para evitar cenários de perigo, maneiras corretas de promover o acionamento da corporação e sobre a atuação em campo nos casos de incêndios, acidentes domésticos com fios elétricos, primeiros socorros, análise de vítimas, queimaduras, fraturas, engasgamentos e Reanimação Cardiopulmonar (RCP).
Estiveram presentes no evento o capitão do 2º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros, Marcos Vinícius Carbonel; a cabo Lara Borges Bachur; a responsável pelo setor de Programas, Projetos e Inovação da Secretaria de Educação, Sueli Stuchi, representando o secretário Leandro Bassini; o diretor e a coordenadora da Escola Municipal Abrão Salomão Domingues, Joaquim Maurino de Souza e Ana Lúcia de Jesus Alves, respectivamente; a coordenadora pedagógica da Escola Municipal Victor Salviano, Sabrina Crescito; os membros do setor de Programas, Projetos e Inovação, Márcia de Oliveira e Ronaldo Júnior; o professor Luciano Wellington, que também faz parte da gestão da escola Escola Municipal Abrão Salomão Domingues; e demais educadores que acompanharam seus alunos.
Para a responsável Sueli Stuchi, o programa “Bombeiro na Escola” é uma iniciativa fundamental para o desenvolvimento de uma cultura de segurança e responsabilidade entre os estudantes. “É gratificante ver o envolvimento das crianças e a importância que elas atribuem ao aprendizado sobre prevenção de acidentes e primeiros socorros. Essas lições serão levadas para a vida toda, tanto no ambiente escolar quanto no cotidiano familiar”, afirmou.
Já o secretário Leandro Bassini destacou a relevância de programas como o “Bombeiro na Escola” para a formação integral dos alunos. “Nosso objetivo é promover não apenas a educação acadêmica, mas também preparar nossas crianças para serem cidadãos conscientes e responsáveis. Esse tipo de iniciativa ensina valores essenciais, como o respeito à vida, a prevenção de acidentes e a importância da ajuda ao próximo”, afirmou o chefe da pasta.