Você já ouviu falar em acidificante capilar? Sabia que ele pode fazer toda a diferença na beleza e na saúde das suas madeixas?
Para você que ainda está perdido quanto ao que a acidificação capilar pode oferecer aos seus fios, a Boa Forma conversou com profissionais que explicaram o porquê desse procedimento ser considerado tão importante.
O acidificante capilar serve para combater a porosidade do cabelo, manter os ativos dos produtos por mais tempo nos fios e reequilibrar o pH.
De acordo com Galvão, os principais benefícios desse cuidado são:
• Melhora da elasticidade e do frizz;
• Brilho e suavidade;
• Aumento da resistência;
• Fortalecimento;
• Melhora do ressecamento e do aspecto áspero;
• Melhora na absorção de tratamentos;
• Prevenção do desbotamento da cor em cabelos tingidos;
• Equilíbrio do pH;
• Fechamento das cutículas.
“O acidificante capilar reestabelece o pH, deixando-o entre 4,5 e 5,5, que é o ideal. Dessa forma, ele ajuda a fechar as cutículas capilares e resulta em fios mais saudáveis, brilhantes e, principalmente, mais alinhados, além de deixá-los mais fortes e protegidos contra agressões externas”, afirma Isa.
Como fazer acidificação capilar?
Lave o cabelo com um shampoo adequado ao seu tipo de cabelo e, em seguida, aplique o acidificante. Deixe o produto agir pelo tempo indicado no rótulo.
Feito isso, é obrigatório passar uma máscara de tratamento e finalizar com o condicionador. Agora, é só finalizar do jeito que você mais gosta e aproveitar seus cabelos mais macios e soltos!
Vale lembrar que não é indicado utilizar o acidificante capilar em todas as lavagens. “A acidificação exagerada pode levar a um efeito rebote, fazendo com que o cabelo fique ainda mais danificado, ressecado e frágil. Por isso, é preciso ter cautela em relação ao uso desse produto”, alerta Passoni.
Importante: para cabelos que estão extremamente danificados e frágeis e que tiveram corte químico ou térmico, a acidificação não é recomendada”, revela Isa.
Quanto a frequência de uso do acidificante, esta irá variar de acordo com a situação do cabelo. Fios que foram submetidos a tratamentos químicos e estão porosos e quebradiços podem receber o acidificante uma vez por semana. Se não estiverem tão danificados, uma ou duas vezes por mês é o suficiente”, orienta a médica.