Um incêndio de grandes proporções atingiu o Shopping 25 de Março, na Rua Barão de Ladário, no Brás, centro de São Paulo, na manhã desta quarta-feira (30). Imagens gravadas por lojistas mostraram o desespero e os esforços iniciais para controlar as chamas antes da chegada do Corpo de Bombeiros. Gritos como “vai rápido” e “abre” ecoaram pelo local enquanto funcionários tentavam combater o fogo com uma mangueira e, em meio ao caos, tentavam proteger seus rostos com camisetas amarradas.
O incêndio começou por volta das 6h40 e seguia fora de controle até as 8h30, de acordo com informações dos bombeiros. Pelo menos 22 viaturas e 65 bombeiros foram acionados para a contenção das chamas, que geraram uma coluna de fumaça escura com mais de 150 metros de altura. Parte do teto do shopping desabou às 8h, aumentando os riscos e o nível de alerta na área.
Um dos vídeos mostra o autor alertando colegas para não tentarem resgatar mercadorias com a frase: “Não dá para buscar roupa, sai daí”. Apesar do tumulto inicial, a evacuação foi realizada rapidamente, e até o momento, não há informações sobre vítimas fatais. Uma mulher de 21 anos que inalou grande quantidade de fumaça foi socorrida e levada a um hospital no Tatuapé, onde está em estado estável e sob observação.
O trânsito na área foi afetado, e a Polícia Militar bloqueou várias vias para facilitar o acesso das equipes de emergência. A SPTrans desviou pelo menos sete linhas de ônibus que passam pela região. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) orienta os motoristas a evitarem a área, com desvios direcionados pela Rua Oriente e Avenida Celso Garcia.
A causa do incêndio ainda está sob investigação. De acordo com lojistas, o shopping sofreu uma queda de energia na tarde de terça-feira (29), mas as autoridades ainda não confirmaram se há relação entre a interrupção elétrica e o incidente. Esse é o segundo incêndio registrado na região do Brás em menos de uma semana.