InícioAlto TietêCONDEMAT+ lança projeto Coração Feminino nesta quinta

CONDEMAT+ lança projeto Coração Feminino nesta quinta

A iniciativa nasce em parceria com a SOCESP e, dentro do Outubro Rosa, visa conscientizar também sobre a prevenção de doenças cardíacas em mulheres

O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (CONDEMAT+) lança, nesta quinta-feira (31), o projeto Coração Feminino. Resultado de uma parceria com a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), a iniciativa fortalece a proposta do Outubro Rosa de promover amplamente a saúde da mulher, com conscientização também sobre a importância da prevenção de doenças cardíacas. O evento acontece às 9h30, no Polo de Inovações e Projetos Avançados (Pipa Hub), em Mogi das Cruzes.

Grandes nomes da comunidade médica cardiológica do Estado estarão presentes, como a presidente da SOCESP, Maria Cristina Izar, a coordenadora do projeto SOCESP Mulher, Maria Teresa Nogueira Bombig, e Ieda Jatene e Carla Lantieri, integrantes do SOCESP Mulher, além da coordenadora da Câmara Técnica de Saúde do CONDEMAT+, Adriana Martins, médicos cardiologistas da região, prefeitos e outros representantes da área da saúde.

Hoje as doenças cardiovasculares, como o infarto, AVC e a síndrome do coração partido, são um grande desafio para a saúde feminina. Nos últimos anos, elas ultrapassaram o câncer de mama em número de mortes de mulheres no Brasil, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer). No mundo, matam cerca de 23 mil mulheres por dia, oito vezes mais que o câncer de mama. Os altos índices se dão, principalmente, pela falta de conhecimento de que fatores de risco muito presentes no dia a dia, como estresse, sedentarismo, obesidade e má alimentação, podem causar grandes problemas.

“Doenças como diabetes, hipertensão, tabagismo e distúrbios psicossociais são fatores de risco que podem levar a problemas maiores. É importante conscientizar a mulher de que ela precisa se cuidar integralmente, fazer seus exames de rotina e incluir também um checkup cardiológico”, aponta Maria Cristina Izar, médica cardiologista e presidente da SOCESP.

O projeto Coração Feminino prevê intercâmbios no território do CONDEMAT+, compartilhamento de experiências e, principalmente, ações de conscientização. “Nossa proposta é trazer o assunto para formadores de opinião, profissionais de diversos setores e difundir a importância desse cuidado especial com o coração da mulher”, conclui a coordenadora da Câmara Técnica de Saúde do CONDEMAT+.

SERVIÇO

DIA: 31/10, às 9h30

LOCAL: Pipa Hub (Rua Francisco Franco, 133, Centro – Mogi das Cruzes (SP)

INFORMAÇÕES: condemat.sp.gov.br. TEL: (11) 4652-3413

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher