InícioMapa do TesouroEscola Marques Figueira recebe prêmio da gincana da EDP ‘Xô Desperdício’

Escola Marques Figueira recebe prêmio da gincana da EDP ‘Xô Desperdício’

Solenidade ocorreu na última quinta-feira (31/10) em São José dos Campos; estudantes produziram música abordando uso consciente da energia elétrica

Alunos da Escola Municipal Antônio Marques Figueira foram premiados na última quinta-feira (31/10) durante a 5ª edição da Gincana Cultural “Xô Desperdício”, do projeto “Boa Energia nas Escolas”, promovido pela EDP Brasil, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica em Suzano. A cerimônia ocorreu no Teatro Colinas, que fica na cidade de São José dos Campos, no Vale do Paraíba.

No total, 12 estudantes do 4º ano C da unidade receberam a premiação por conta de um vídeo com uma música informativa produzida pelos docentes e alunos. A ideia foi de abordar a importância do uso correto da energia elétrica e mostrar as ações realizadas pelas próprias crianças em casa como forma de exemplificar, com pequenos gestos, maneiras de manter o uso consciente da eletricidade.

Além do troféu recebido pela escola, a unidade de ensino receberá um sistema completo de Geração Solar Fotovoltaica, com capacidade máxima de 2,5 kWp. O recurso é responsável por captar os raios solares e transformá-los em eletricidade.

Durante a cerimônia, os alunos participaram da programação apresentando a música cantada no vídeo e puderam acompanhar palestras e apresentações circenses, bem como participar de sorteios promovidos pela concessionária.

O projeto “Boa Energia nas Escolas” é uma iniciativa do Programa de Eficiência Energética da EDP que busca estimular a comunidade escolar, de maneira lúdica, a reduzir o desperdício de eletricidade nas instituições de ensino, residências e na sociedade em geral. As unidades foram contempladas após o período de curtidas dos vídeos produzidos pelos alunos, a partir da temática do uso racional e seguro da energia elétrica.

No vídeo, a professora da turma, Caroline Cabral Trigueiro, detalhou o processo de produção da música com os estudantes. “Fui convidada a participar e fizemos esse trabalho. Assistimos a vídeos, realizamos rodas de conversa e surgiu a ideia de criarmos uma música autoral. Com a ajuda do consultor imobiliário e músico Gabriel Alves da Silva, criamos uma letra e uma melodia e depois gravamos com as crianças”, explicou.

Estiveram presentes no evento, além de toda a equipe da EDP Brasil e do grupo que desenvolve o projeto nas escolas, a responsável pelo setor de Programas, Projetos e Inovação da Secretaria de Educação, Sueli Stuchi, representando o secretário Leandro Bassini; a professora Soraia Santos, membro da equipe gestora da unidade escolar; e os membros do setor de Programas, Projetos e Inovação, Márcia de Oliveira e Ronaldo Júnior.

Bassini parabenizou os estudantes premiados e enalteceu as equipes da pasta pela realização do projeto. “Não tinha nenhuma dúvida de que nossos alunos seriam premiados. Sei que eles estão em ótimas mãos, não só nesta unidade, mas em todas as escolas municipais. Foi um lindo vídeo que estimulou nossas crianças a utilizar a eletricidade de forma consciente e permitiu que uma de nossas escolas fosse contemplada com esse sistema”, ressaltou o secretário de Educação.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher